Quando o sistema Conferp funciona!

Relações Públicas na Globo – por @bru_maturana e @thastetner
17 de junho de 2010
“Brasólia”, a cidade de segredos!
28 de junho de 2010

Quando o sistema Conferp funciona!

Minha relação com o sistema Conferp é algo nebuloso…..

Na faculdade, já reclamava (mesmo sem muito embasamento) que pouco faziam pela classe, escutava os profissionais formados há tempos fazerem o mesmo, logo, ia com eles… Recebemos a visita, em uma aula, da então presidente do Conrerp 2, no papo, nada animador, caímos no velho ciclo do:

“O Conrerp não faz nada pq os Relações Públicas não se registram, e os Relações Públicas não se registram pq o Conrerp não faz nada!”.

Quando saí da academia passei um tempo sem ter registro profissional, até que uma maré de civilidade e responsabilidade me atingiu…. Registrei-me no Conrerp 2a região SP/PR sob o número 3920!!!!

O primeiro GRANDE embate que vivenciei, já formado, mais preparado e embasado sobre a profissão, seu mercado, atuação e responsabilidades, foi este recente, onde o Gianecchini foi “intitulado” Relações Públicas  na novela Passione da Rede Globo. O tema deu origem ao primeiro post escrito por leitores do relações, a @bru_maturana e a @thastetner. O Post, que teve mais de 400 acessos e 28 comentários DE PESO, você pode ler aqui!

Lá, grande parte dos comentários questionavam se o Conferp e os Conrerps fariam algo, se iriam se posicionar, se defenderiam a classe. Manoel Marcondes Neto – secretário-geral do Conrerp 1a região (RJ), comentou no post, e deixou o link para uma carta que escreveu e enviou ao autor da novela, Silvio de Abreu. Neste mesmo comentário, apresentou que o Conferp e Conrerp 1a região já haviam se posicionado sobre o tema para com a Rede Globo e Silvio de Abreu. – Leia o texto no blog do Conrerp 1 que, pelo amor de Deus, precisa de uma mãozinha….

Hoje, dia 21/06, o Conferp divulgou um comunicado que apresenta a ação adotada, relatando que estão tentando uma reunião com o autor da novela para elucidar os equívocos cometidos. Quase na mesma hora a @marciaceschini me avisava que tinha, com sucesso, conseguido contato com a Glória Peres, via Twitter, e que ela estava dando atenção aos protestos gerados pela classe sobre o caso. Foi quando começou um bando de RT da mensagem do Conferp, com a hashtag #gianecchininaoerp, para o twitter da novela @passioneoficial.

Meados da noite vi matéria da coluna “Novela das oito” mantida pela Abril, onde o autor afirma que o Fred não assumirá o cargo pois será informado que não tem FORMAÇÃO para tal! PONTO!

Ficar especulando que a ação do Conferp e do Conrerp só se originou depois de uma ENXURRADA de e-mails e ligações dos profissionais, só será ruim para a categoria… e que atire a primeira pedra quem não pensou nisso! Acredito que a atuação de ambos, mesmo nos bastidores, e antes de informarem a classe por meio de comunicado, foi fundamental para o resultado obtido!

Nossa categoria precisa parar de se lamentar, de atacar os conselhos de maneira enlouquecida e sem foco! Precisamos SIM, cumprir com nosso dever de ser registrado ao Conselho e, JUNTOS, cobrar deles o que é de sua responsabilidade, cobrar ações cobrar informações e RESULTADOS! Somente desta maneira conseguiremos o reconhecimento que queremos e merecemos!

Aproveite para responder a nossa enquete ao lado! Você é Registrado em algum Conrerp?

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Quando o sistema Conferp funciona!

Comentários

205