#DoeEike: você ainda duvida do Twitter?

Culinária com precinho da China!
5 de novembro de 2010
A mesma notícia, várias versões!
12 de novembro de 2010

#DoeEike: você ainda duvida do Twitter?

Por Lívia dos Santos

Sábado eu tive mais uma vez, a prova de que o Twitter tem voz! Mas para explicar essa história, vamos desde o começo. Eu tive o privilégio de trabalhar na AACD durante oito meses como assistente de Marketing e conhecer de perto todas as histórias de vida, de coragem e de conquistas que aquelas crianças e suas mães vivenciam a cada dia.

No Teleton de 2009, tinha acabado de entrar na instituição. Eu não havia feito parte da organização desde o princípio, mas minhas analistas, gerente e superintendente viram minha paixão pelas redes sociais e a oportunidade de ter alguém para cuidar do Twitter da entidade naquele que é o maior evento da AACD e que tem essa interação direta com o público. Por isso, a necessidade de ter alguém para responder as mensagens por meio do canal aberto, era essencial.

O perfil @AACD ainda era novo, quase recém criado. Além do número de seguidores que conseguimos e um site que inseriu um banner do evento em sua página, o mais importante para mim era conseguir o engajamento das pessoas que, nesta ocasião, tinham que ser além de simplesmente interagir nas redes sociais; tinha que ser revertido em doação para a causa.

Com os resultados obtidos e crescimento da importância do Twitter, este ano já não estava sozinha. Fiquei honrada em ser convidada para estar novamente tuitando em nome da AACD juntamente com toda a equipe de marketing que um dia integrei. Feliz, sábado lá estava eu, voluntariamente para fazer o trabalho que eu adoro para uma causa que admiro.

Este ano, porém, presenciei o que o engajamento nas redes sociais pode conquistar.  Tudo começou com o pedido de diversas pessoas para que Eike Batista, o homem mais rico do Brasil e o 8º empresário mais endinheirado do mundo (segundo ranking da revista Forbes deste ano), fizesse uma doação ao Teleton. Elas usavam a hashtag #DoeEike e mentions para o @eikebatista.

O SBT, em seu blog, chegou a publicar uma nota explicando a ação aos seguidores e blogueiros, o que se tornou uma corrente para que o empresário doasse ao programa. Eis que no final da tarde o próprio Eike Batista posta em seu Twitter “vou doar” e um pedido de ajuda em como ligar para o SBT. Estas mensagens deram início à uma nova corrida, desta vez com o “bolão” do valor que seria doado.

O ponto alto da saga foi ao vivo, por telefone. Com os apresentadores Hebe Camargo e Celso Portiolli, o empresário anunciou a doação de um milhão, duzentos e sessenta e três mil reais (R$1.263.000,00)!!!

Foi maravilhoso poder fazer parte desta ação e vivenciar, em tempo real, tal conquista. Depois deste fato eu pergunto: você algum dia duvidou do Twitter? Da influência das redes sociais? Que a vida 2.0 não reflete nas ações do “mundo físico”? Ou que ainda as novas mídias são passageiras? Se você se lembra de outros casos similares, conte pra gente ou deixe a sua opinião 😉

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
#DoeEike: você ainda duvida do Twitter?

Comentários

884