Esqueça o ferramental, pense na essência da Comunicação Digital

Feliz Aniversário #blogrelacoes
9 de junho de 2011
Vaga de Relações Públicas para Obama
14 de junho de 2011

Esqueça o ferramental, pense na essência da Comunicação Digital

Até rimou! E é com essa máxima que eu quero estrear minha coluna aqui no #BlogRelacoes.

Muito me perguntam se o Twitter ou o Facebook são um hype e eu sou categórica ao responder: esqueçam os instrumentos, foquem-se nos benefícios e atributos que a Comunicação Digital trouxe para os relacionamentos como um todo e que são absolutamente irreversíveis.

E que características são essas? Interação, participação, possibilidade de retorno e respostas, agilidade, colaboração e construção coletiva de conteúdos.

Se a gente pensar em participação, interatividade, possibilidade de retorno e resposta voltamos às raízes das Relações Públicas que, em sua essência, primam pelo equilíbrio e harmonização de interesses entre as partes. Ou seja, estão pautadas ou visam estabelecer uma comunicação simétrica de mão dupla. Portanto, esses princípios tão ovacionados pelos entusiastas das mídias digitais (e eu me incluo nesse grupo), existem desde o surgimento da atividade de RP no mundo.

Agora, o que é novo ou pelo menos tem sido um padrão nas mídias sociais é a agilidade e o imediatismo. O usuário das redes espera uma melhor experiência no ambiente on do que no off line e isso inclui tratamento personalizado, rapidez no atendimento e resposta mas, principalmente, agilidade na resolução de problemas.

Outro aspecto inerente às redes é a possibilidade de construção coletiva de conteúdos, cocriação e colaboração. Vide a licença creative commons, blogs, posts e textos mais interativos ou que solicitem a intervenção do usuário.

Bem, tudo isso, gente, se aplica à maioria dos canais/plataformas/instrumentos de comunicação digital, sobretudo às mídias sociais. Então por que nos focarmos apenas na ferramenta quando temos um mundo de possibilidades a ser descoberto?

Quer me ajudar no próximo post? Sugira um tema, recorte ou aspecto das mídias sociais que gostaria que eu abordasse. Vamos exercitar a capacidade de construção coletiva e/ou colaborativa de conteúdo? 😉

_

Aproveite para conhecer e participar das nossas promoções de aniversário!

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Esqueça o ferramental, pense na essência da Comunicação Digital

Comentários

1918