Feliz Aniversário #blogrelacoes

Um final de semana para a sustentabilidade – Virada Sustentável
3 de junho de 2011
Esqueça o ferramental, pense na essência da Comunicação Digital
13 de junho de 2011

Feliz Aniversário #blogrelacoes

9 de junho de 2011. Exatamente 1 ano atrás nascia um blog pessoal, diferente do que eu já tinha visto por aí. Nascia um local para expor as minhas ideias, visões de mundo, formas de pensar. Um blog onde não haveria certo e errado; onde construiríamos e compartilharíamos conhecimento juntos por meio do debate de ideias e de pontos de vista.

Neste período muito se falou aqui sobre as Relações Públicas, sustentabilidade, culturas e, principalmente, sobre como nos relacionamos com formas diferentes de pensar e enxergar o mundo.

É com este espírito de colaboração, de união, que o #blogrelacoes se renova. Casa nova, layout novo (desenvolvido pela novaaa), logo novo (exclusivo da brandishad), novos autores! A partir de hoje você vai poder acompanhar aqui textos de grandes nomes das Relações Públicas. Profissionais e estudantes que trarão conhecimento e debates em diferentes áreas do conhecimento. Isso tudo faz parte de um projeto para agregar, reunir, juntar. Concentrar em um só local conhecimento para a nossa profissão. É um grande teste que, conforme for se desdobrando, dará lugar à algo único e muito maior, algo do qual todos nós, Relações Públicas, iremos nos beneficiar!

Abaixo você confere uma breve apresentação de cada um dos 12 autores do novo #blogrelacoes e o que irão abordar. O perfil completo de cada um deles está em “Autores”. Além disto conhece também as nossas promoções de aniversário que tem muita coisa legal! Seja muito bem vindo para participar!

 

Autores

Ana Manssour – As Relações Públicas hoje!

Sou Relações Públicas pela PUC/RS, com atualização em Comunicação Organizacional pela ESPM/RS e mestre em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Lecionei em cursos superiores de Administração e de Comunicação por cerca de 5 anos, período em que conheci, convivi e criei laços com cerca de 400 alunos-filhos que hoje são colegas e/ou amigos – parte importante da minha vida e sem a qual meus dias seriam menos luminosos – entre eles o Pedro Prochno, que me convidou para ser coautora do #blogrelacoes junto com todo esse pessoal de primeira classe. Uma honra! Atualmente, sou empresária e diretora da Pró.RP Relacionamentos Sustentáveis, consultoria de gestão da Comunicação Corporativa, e da Verbo Mulher, especializada em comunicação com o público feminino. Fui a idealizadora do Plena Mulher, portal que nasceu e se mantêm desde 2009 como o único veículo de comunicação feito especialmente para as mulheres maduras, do qual sou sócia e diretora.

Nesta coluna, o desafio é falar “só” sobre o que acontece em Relações Públicas hoje. Provavelmente não vou conseguir, porque tudo o que somos hoje é resultado do que fomos ontem, do que outros fizeram antes de nós antes de ontem e por muitas eras atrás – e o mesmo acontece em todas as áreas do conhecimento, inclusive, e neste caso principalmente, nas Relações Públicas.

Bruna Maturana – RP na linha de frente

Quantas vezes você já foi à um estabelecimento e foi mal atendido, ou deixou de adquirir um produto ou serviço de qualidade porque o atendente não sabia te dar as informações necessárias?

Às vezes, o problema de uma loja está exatamente nos colaboradores que tem relacionamento direto com o cliente: os vendedores. Por que não basta que a marca se relacione com o cliente pela internet, mensagens no celular e malas-diretas se quando o cliente vai até o estabelecimento o atendimento recebido não corresponde ao que é oferecido por outros meios.

São os executivos e os gestores da comunicação os responsáveis por criar ações que façam os colaboradores vestirem a camisa da empresa e prestarem ao cliente um atendimento de qualidade e alinhado com as premissas da empresa. São essas e outras coisas que discutiremos na coluna RP na linha de frente.

Eu sou a Bruna Maturana, uma Relações Públicas hiperativa formada pela FECAP. Já trabalhei durante 3 anos com RP no varejo e me aventurei também pelos mares de eventos corporativos e assessoria de imprensa. Atualmente estou no núcleo de produção de conteúdo da Agência Nuts. Nas horas vagas viajo, tomo Coca-Cola e compro compulsivamente esmaltes e sapatos, para contar tudo no blog de beleza do qual também sou editora, o suaslindas.wordpress.com.

Carol Terra – Redes Sociais

Trabalho com mídias sociais na Agência Ideal, leciono sobre o assunto na Fecap e na ECA-USP e ainda ministro cursos em diversas associações sobre o tema. Adoro o que faço e vou compartilhar aqui com você pensamentos, reflexões, cases sobre as mídias sociais aplicadas ao universo corporativo sob a ótica da comunicação. Conto também com suas sugestões, dicas e críticas! Abraços, @carolterra.

 

 

 

Belle Silva – Relações Públicas na Universidade

Sou uma eterna estudante de Relações Públicas. Consultora de Mídias Sociais da QPerfumaria.com e Assistente de Mídias Sociais da agência LVBA. Editora do blog e Revista A Bordo da Comunicação, também escrevo para o blog Mídia Boom. Editora de dois Livros do #InovadoresESPM: Livro colaborativo de Redes Sociais e Inovação Digital – volumes I e II. Co-organizadora do evento Café com blogueiros e do TEDxUSP.

O meu lado pessoal e profissional andam sempre juntos, desta forma: A junção de filha única com a mais tênue geração Y. Feliz, extrovertida, birrenta, assídua, acelerada, pró-ativa, folgada, mimada e autentica. Meu lado Relações Públicas aguça a cada sorriso e motivação. E o meu lado psicóloga aumenta a cada surpresa da vida.

Ideias e projetos é o que movem a minha expertise de fazer o melhor para as Relações Públicas. Sou uma eterna aprendiz e sinto orgulho de dizer que tenho como mestres os melhores RPs: Paulo Nassar, Fábio França, Carol Terra, e Maria Aparecida Ferrari. Também não poderia deixar de citar minhas inspirações: Luiz Algarra, Gil Giardelli, Marcelo Vitorino e Luciano Palma.

Preciso aqui contar um segredo sobre a minha coluna: Quando fui convidada para escrever sobre a minha visão da academia, pois sempre penso que nós, jovens profissionais, podemos fazer muito pela nossa profissão, é que reparei que realmente eu sempre dou ênfase, em tudo que faço, ao público estudantil. Realmente sou apaixonada pelos entusiastas mirins da nossa profissão. Então é com vocês, jovens talentos de RP que vou falar e estou muito feliz por isso. Obrigada ao Pedro e ao Rodrigo por me confiarem ao “cargo”.

=)

Dani Tavares – Branding

Sou Dani Tavares , Relações Públicas e uma das novas autoras do #blogrelacoes, vou falar um pouco sobre Branding, mostrar novidades sobre o tema e apresentar um “novo” caminho estratégico de comunicação.

Decidi me aventurar em nosso mercado logo no início da faculdade, assim minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com um pit-stop em marketing esportivo, além de outras experiências que contarei com o passar do tempo. Já em  Gestão de Marcas (branding), comecei como trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte do time de estratégia da Interbrand Brasil.

Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.

 

Fábio Polisel – Cerimonial e Protocolo

Ao pensar em temas relacionados a Cerimonial & Protocolo, o desafio de não cair na mesmice é complexo e desmedido; Tema antigo, vasta bibliografia e pré-conceitos como, “Deixe de cerimonia!” Quem nunca ouviu ou utilizou dessa expressão, que significa “livrar-se de qualquer protocolo”? A frase remete o tema somente ao formalismo e a rigidez desnecessária.

Resumindo, o desafio aqui no #blogrelacoes, será tratar o tema de forma simples, direta e atualizada. A proposta será abordar o tema de forma flexível, mostrando novas funções e possibilidades por meio de cases e notícias relacionadas à área. Conto com a colaboração dos leitores do blog para desmitificarmos o mote de que só experts em cerimonial podem opinar sobre o tema.

E falando em “deixar de cerimônia”, vamos às apresentações… Sobre minha trajetória na área, me considero um eterno aprendiz. Sou Relações Públicas, pela Metodista e pós-graduando em MKT pela FGV. Pude trabalhar com cerimonial privado/ universitário por quase 5 anos (desde que iniciei meu 1º estágio da faculdade) e migrei para cerimonial público em 2009, na Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Neste tempo, também fui convidado para fazer cerimonial de diversos tipos de solenidades, dentre elas: formaturas, casamentos, consultorias para organização de eventos, inaugurações, e até mesmo realização de eventos com o Governo do Estado, Presidência da República e Chefes de Estados de outros países, totalizando mais de 3.000 eventos nestes últimos 5 anos.

 

Flávio Schmidt – Gestão de Crise

Flávio Schmidt é o atual presidente do Conselho Federal de Relações Públicas e diretor da PróImagem Consultoria de Relações Públicas. Graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) escreverá no #blogrelacoes sobre Gestão de Crises e Riscos.

 

 

 

 

Gustavo Carneiro – Empreendedorismo

Gustavo-carneiro_por_Drika-TrevisanQuando me convidaram para esta coluna, surgiram inúmeras dúvidas sobre como abordar o tema, onde buscar material e quais exemplos tratar. Cheguei à conclusão de que existe tanto empreendedorismo em RP quanto em qualquer outra área, mas para enxergar isso é preciso entender o que é empreender. É desse princípio que eu vou partir para desenvolver os textos que pintarão por aqui todos os meses.

Meu nome é Gustavo Carneiro, ou Gusta (apelido que pegou nos tempos de faculdade). Sou Relações Públicas formado em 2006 pela Faculdade Cásper Líbero, mas não dou muita importância a títulos. Gosto de ouvir jazz, soul, blues e uma boa gaita. Aquariano e vidrado em inovação, estudo metodologias de desenvolvimento de startups, suporte fundamental para o meu mais recente empreendimento chamado “Ajude um Repórter“. Aqui, vou desbravar com vocês o cenário empreendedor da nossa área.

Fiquem ligados!

 

Lívia dos Santos – Por que não pensei nisso antes?!

Quando a gente se depara com uma campanha ou até mesmo uma simples ação de comunicação – seja publicitária, de Relações Públicas, em redes sociais ou outra área – que são tão boas que só conseguimos reagir com um pensamento “Por que não pensei nisso antes?!”, significa que merece ser compartilhada. Então, este é o espaço! Nesta coluna, eu, Lívia dos Santos, espero trazer sempre novidades e boas práticas de comunicação para que sirvam de referência em nosso trabalho e profissão e, assim, a gente possa discuti-las trocando experiências e conteúdo.

Como assessora de imprensa com forte atuação no segmento de comunicação, propaganda e marketing, em contato direto com agências, produtoras e anunciantes, acabo tendo acesso à ações que são relevantes, pertinentes e que merecem destaque e, assim, servem de exemplo para serem pensadas e trabalhadas por todo e qualquer profissional de comunicação (mesmo eu sendo RP e analisar sob essa ótica rs). Por isso, me interessei por mostrar um pouco do que vejo no dia a dia pra vocês. Mas, o espaço é nosso! Além de comentários nos posts com a sua opinião, se você vir uma ação bacana e quiser sugerir, fique a vontade! 😉

 

Marcia Ceschini – Comunicação Colaborativa

Olá, sou Marcia Ceschini, graduada em Relações Públicas, especialista em marketing e planner digital na Chilli Comunicação. Aqui no #blogrelacoes escreverei sobre comunicação colaborativa, aquele “algo” entre o social e crowdsourcing.

 

 

 

 

 

 

Pedro Prochno – Tudojuntomisturado

Sou uma pessoa inquieta, curiosa e provocativa. Fiz Intercâmbio Cultural pelo Rotary Internacional em NY nos EUA, e formei-me RP pela Universidade Metodista de São Paulo (dez/08). Durante a graduação estagiei na Unisys Brasil, Burson-Marsteller, assessorei Lilian Pacce e integrei o núcleo de Relações com a Imprensa do Banco Real. Depois de formado me aventurei na Accenture desenvolvendo comunicação para a sustentabilidade e hoje estou no mundo das Relações Governamentais.

Fui membro da comissão de formatura da faculdade, desenvolvi atividades voluntárias pelo Rotex São Paulo, e hoje integro o Rotaract Club Aliança Lapa. Em 2010 fui indicado um dos 10 Relações Públicas a ser seguido no Twitter (#10RPsBr2010). Além de ter começado o #blogrelacoes em 2010, idealizei e concretizei também o @RPNoticias, canal que reúne no tumblr os mais relevantes artigos sobre Relações Públicas da WEB.

Aqui no novo #blogrelacoes minha função é misturar tudo, sacudir bastante e ver o que dá! Bem por aí. Nos fazer pensar em como olhar para todo o conhecimento gerado, de forma integrada a gerar resultados diferentes! Quem topa?

 

Rodrigo Cogo – Memória Organizacional

Sou profissional de Relações Públicas formado na metade da década de 90. Fiz o curso no interior do RS, em uma instituição federal exemplar e com a proposta de desenvolvimento de todas as capacidades – ensino, pesquisa e extensão. Penso mesmo que isto é fundamental na Comunicação (como, de resto, em quaisquer outras áreas do conhecimento), porque é uma visão de intelecto mais abrangente, baseada em dados e aplicada. Outro ponto interessante é a ênfase humanista, no estudo sobre as relações entre as pessoas, suas ações e reações, seus projetos de vida e suas buscas profissionais, e onde a técnica é só um pedaço da história.

Parando nos últimos tempos pra pensar, me dei conta do quanto o tema “memória” – que vai ser o foco da coluna aqui neste espaço de trocas, resultado de minha especialização em Gestão Estratégica da Comunicação e de meu mestrado, ambos na USP – vem me acompanhando ao longo dos anos. Meu primeiro trabalho no mercado, em 1994, foi um portfólio de cinco anos de atuação da Associação de Jovens Empresários de minha cidade, chamada Santa Maria/RS. Na sequência, até como resultado positivo do documento produzido, fiz o portfólio de 30 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas da localidade e no ano seguinte participei das comemorações do centenário da Câmara de Comércio e Indústria. O próprio portal Mundo das Relações Públicas (www.mundorp.com.br) que gerencio desde 1997 é outra manifestação de reconhecimento da relevância de se ter um repositório para arquivar a trajetória do setor, expressa em seus personagens, eventos, livros, discussões. Pra quem acredita em astrologia, sou canceriano – signo que se diz muito ligado ao passado; adicione a isto o fato de ser gaúcho, reconhecidamente apegado às raízes; e agora pense em minha ascendência italiana. Está pronto o cenário para apostar na história e na memória como interfaces indispensáveis para compreender as relações públicas – inclusive chegando na definição de Paulo Nassar de que “reputação é memória”.

Pra entender um pouco mais sobre tudo isto, é só acompanhar o novo #blogrelacoes – primeiro passo de um grande projeto digital para a área de RP, do qual tenho orgulho de participar.

 

.

PRESENTES! \o/

Como parte obrigatória das comemorações de aniversário, teremos presentes! \o/ São 2 diferentes e com mecânicas diferentes, você escolhe de qual quer participar; e SIM, você pode participar DOS DOIS!

1. Anuário da Comunicação – Mega Brasil 2010-2011

O Rodrigo Cogo nos deu um anuário da comunicação do congresso Mega Brasil (R$100,00) para sortearmos entre os fãs do #blogrelacoes no Facebook. Para concorrer ao prêmio é muito fácil:

  1. Clique em “quero participar” no app do sorteie.me em nossa página! (para isso você precisa curtir nossa página E autorizar o app do sorteie.me)
  2. Deixe uma mensagem no nosso mural, mencionando o link http://kingo.to/EUg e a hashtag #blogrelacoes, dizendo o que você espera do #blogrelacoes daqui pra frente e convidando as pessoas a participarem também!

Depois é só aguardar o sorteio!

2. UM BLOG profissional ou FAZER PARTE do #blogrelacoes – Consultoria da NovaaaID

É isso mesmo, nós vamos te dar uma consultoria com a Novaaa para você montar um blog, do assunto que quiser! Se você já tem um, pode usar a consultoria da Novaaa para melhorar seu blog, colocar novos plug-ins, widgets, mudar a roupagem, etc… Se você não tem um e nem quer ter, poderá também fazer parte da nova equipe do #blogrelacoes!

Funciona assim:

  1. Você comenta aqui neste post dizendo o que você espera do #blogrelacoes daqui pra frente.
  2. Depois tuita o link http://kingo.to/EUg com a hashtag #blogrelacoes e uma mensagem bem legal convidando o pessoal para participar.

A pessoa sorteada escolhe uma das três opções descritas acima.

A Novaaa é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções para negócios, seja a criação de um blog, site, sistema de gerenciamento, aplicativos mobile, em fim, todas e quaisquer soluções em tecnologia.

Veja aqui o nosso CURTO regulamento das promoções!

Sejam bem vindos e vejam a nossa nova casa aqui!

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Feliz Aniversário #blogrelacoes

Comentários

1682