Por que comunicação colaborativa?

A nossa relação com as marcas
17 de junho de 2011
As Relações Públicas hoje, ontem, sempre!
21 de junho de 2011

Por que comunicação colaborativa?

Quando o Pedro Prochno me convidou para participar do novo projeto do #BlogRelacoes e me escolheu para falar sobre comunicação colaborativa pensei exatamente isso: Por que, comunicação colaborativa?

Os vários motivos são: porque eu já pratico a comunicação colaborativa com o Papos na Rede, porque esta é a era da colaboração, e comunicação e crowdsource tem tudo a ver e a união dessas duas áreas tende a melhorar não só o compartilhamento de informação, mas a mudança de atitudes e pensamentos.

É, nas palavras do Gil Giardelli, a revolução silenciosa. Portanto, o papel de nós comunicadores será cada vez mais essencial e estratégico.

Cito como parte da comunicação colaborativa, campanhas de mobilização social como o combate à pedofilia, o Veia Social, conscientização sobre lixo, sustentabilidade entre outras. Uma comunicadora que faz voluntariamente esse tipo de comunicação é a Samantha Shiraishi, a @samegui. Quando houve o tsunami no Japão, rapidamente a Sam e outros blogueiros, tornam-se canais de comunicação e informação para a comunidade japonesa no Brasil e para todos os interessados na tragédia, mobilizando via twitter e outros canais, informações e ajuda.

Se a comunicação colaborativa faz parte de um projeto pago ou não, não importa, façamos a nossa parte, obviamente deixando claro se a ação é paga ou faz parte de uma campanha para o cliente.

Para finalizar meu ponto de vista, que não é colocado aqui como verdade absoluta, digo que esse tipo de comunicação costuma ter um grande resultado pois prioriza a regra número um da comunicação digital: promove o real engajamento do usuário e é ele quem nos ajuda a propagar a informação.

Aproveite para conhecer e participar das nossas promoções de aniversário!

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
Por que comunicação colaborativa?

Comentários

1942