Empreendedores são irracionais

As marcas verdes
29 de julho de 2011
#tudojuntomisturado
3 de agosto de 2011

Empreendedores são irracionais

As palavras do título deste post são de um professor Steve Blank, da Universidade Stanford, na California (EUA). Stanford está no meio do Vale do Silício, o maior celeiro de empreendedores do setor de tecnologia existente em todo o mundo.

Blank é professor de empreendedorismo em Stanford e ensina metodologias de desenvolvimento de negócios que poderemos vir a descrever aqui em futuros posts. No entanto, hoje as palavras do professor servirão para discutirmos a personalidade do empreendedor.

Você já viu alguém que desenha ideias em um guardanapo e acredita poder mudar o mundo? Uma pessoa que realmente acredita tanto naquela ideia que convence você a acreditar também, e não apenas acreditar mas também colocar dinheiro do próprio bolso para realizar a ideia? Bem, o aparentemente maluco descrito nas linhas acima é provavelmente um empreendedor.

Como o professor diz no vídeo que incluí logo abaixo (ou clique aqui), o empreendedor é aquele cara com um grande ego e uma visão (ou uma ilusão) que, somados à paixão pela ideia, conseguem realizar muitas coisas a partir do nada. Blank diz que o empreendedorismo não é um emprego, é um chamado. É como um vírus que você precisa tirar do seu sistema, uma coisa pela qual você não pode esperar para realizar.

O vídeo mostra o discurso apaixonado do professor Blank e a visão dele sobre a realidade americana. Você acredita que existam semelhanças com o Brasil?

Nos próximos posts, vamos explorar melhor o perfil brasileiro com base nos estudos do grupo de pesquisas sobre Comunicação Organizacional e Empreendedorismo que a estudante de RP Riziely Herrera, da Universidade Federal de Goiás, compartilhou comigo.

Até lá!

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Empreendedores são irracionais

Comentários

2212