A massa do bem*

Da Universidade ao Mercado de Trabalho
19 de setembro de 2011
Atendimento humano na era das máquinas
21 de setembro de 2011

A massa do bem*

A comunicação não informa ou comunica fatos somente,  ela pode também transformar vidas. Foi o que aconteceu com um trabalho para a disciplina de relações com os consumidores, que depois virou um projeto extracurricular dos alunos de Relações Públicas, da Metrocamp, em Campinas.

Em 2006, a turma de Relações Públicas, encabeçada e baseada na ideia do seu líder Rubens Gualdieri, desenvolveu um projeto comunitário que acabou se tornando premiado pela 3M, a Massa do Bem. O projeto testado inicialmente com uma rotisseria, desenvolveu uma cumbuca de massa de farinha, que possibilitou ser possível, por experiências, enchê-lo com sopa e depois de usado como recipiente, ser comido como se come a casquinha do sorvete, por moradores de ruas, em albergues e instituições assistenciais.

Na verdade, a casquinha de sorvete foi a inspiração e motivo de prêmio para o grupo do futuro RP na época, o jovem estudante Rubens Gualdieri. Num mesmo momento surgiu a oportunidade e eles inscreveram o projeto na premiação “ I Prêmio 3 M de jornalismo” e ficaram em 1º lugar.

A partir dai, o Instituto 3M de inovação social, em parceria com o ITAL –  Instituto de Tecnologia e Alimentação – em Campinas, aprimorou a ideia, trabalhando no que denominaram de tecnologia social, chegando a participar da Mostra de Tecnologia Sustentável do Instituto Ethos.

Até hoje o Emsopão (trocadalho de Em Sopão ou, na sopa), como foi chamado, tem alimentado os necessitados de Campinas e de outras cidades, e contribuído para a sustentabilidade, já que não gera resíduo algum.
Sem dúvida, um projeto de comunicação e sustentabilidade que eu tenho orgulho de saber que foi criado por alunos de Relações Públicas. Parabéns pela ideia.

Marcia Ceschini

*O texto é baseado em informações que o Rubens me contou durante nosso encontro no #circuito4x1. Tá vendo como é fácil se inspirar e se informar, quando o nosso foco é mesmo comunicação?
Rubens chegou a mandar uma sinopse para o TEDxESPM (que acontecerá dia 29 de setembro) para ver se seria selecionado como tema de alguma fala, mas infelizmente não foi escolhido.

http://vimeo.com/28663969

A imagem ilustrativa é do jornal A Cidade

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
A massa do bem*

Comentários

2573