Desafio: identificar e aproveitar oportunidades

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Desafio: identificar e aproveitar oportunidades

Além de identificar problemas nas organizações e buscar soluções por meio de ferramentas de comunicação, nós comunicadores também temos outro desafio: aproveitar as oportunidades.

Pensando nesse cenário, encontrei dois cases que mostram exatamente isso: como lidar com uma situação (algumas vezes adversa) que você não vê potencial de comunicação e transformar em uma bela ação de marketing de oportunidade?

Rush Hour Coca-Cola

Apesar de ter acontecido em Bogotá, na Colômbia, essa ação podia ser realizada em qualquer lugar do mundo. Afinal, o trânsito nas cidades está cada dia mais caótico! Então, a Coca-Cola identificou esse problema na vida de seus consumidores e, já que seu novo “mote publicitário” é levar felicidade, identificou também a oportunidade!

A ação: a famosa marca de refrigerantes montou um telão de cinema em que eram transmitidos curtas de 1 minuto de duração e disponibilizou uma estação de rádio especial para que os consumidores pudessem ouvir o áudio. Mais: haviam promotores caracterizados com roupas de antigos funcionários de cinema entregando pipocas, salgadinhos, hot-dogs e o lançamento da marca, a mini Coca-Cola de 250ml. Fala se não foi uma ótima (e deliciosa) ideia?

Esse Troller é seu?

Esse case já é conhecido, mas acho que vale relembrar (ou conhecer para quem ainda não teve a oportunidade). Dia 8 de dezembro de 2009, São Paulo enfrentou, mais uma vez, uma enchente que parou a cidade e deixou muitos carros ilhados…menos um!

Em meio a cobertura jornalística do caos paulistano, a Record mostrou um motorista que desafiou o grande volume de água e passou pela enchente. Nem o repórter acreditava que o carro iria passar, mas passou e com louvor rs!

A ação: o carro foi facilmente identificado, um Troller, que tem no DNA da marca a capacidade de enfrentar obstáculos. Com essa demonstração gratuita de sua potência, surgiu a oportunidade: buscar o bravo motorista! Assim, a Troller criou um hotsite e começou a caçada. Segundo dados do Brainstorm #9, foram registrados 50 mil acessos à página, sendo que 12 mil deles vieram do YouTube, onde o filme já soma mais de 179 mil visualizações, até aquele momento. Fiz uma busca rápida pelo Google e não encontrei o resultado da ação com a identidade do motorista, mas vou continuar minha pesquisa e conto pra vocês 😉

De qualquer forma, o “feeling” rápido de ver ali o potencial e transformar em um viral foi incrível!

Faz parte da nossa função sair e pensar fora da caixa, ver em situações o insight para transformar aquele momento numa bela sacada de comunicação! Surpreender! O desafio está lançado, agora cabe a nós olhar com mais cuidado ao nosso redor, buscar referências e identificar as oportunidades!

Espero que tenham se inspirado com os cases acima 😀

Redação TMPRP
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