Foi no dia 12/set de 2011 a 60ª edição do miss universo, realizada pela 1ª vez em solo brasileiro, no Credicard Hall (SP), e que também de forma inédita elegeu uma angolana, a mulher mais bonita do universo. Agora vocês podem perguntar, mas no que o tema cerimonial & protocolo se relaciona com tudo isso?
Confesso que me coloquei frente a um grande desafio; não sou especialista em moda, universo feminino e, muito menos, em organizações desde tipo de evento. Espero, portanto não desapontar os leitores da coluna e do #blogrelacoes, nem aos que esperam comentários e avaliações sobre os trajes e candidatas (apesar de ter achado injustiça o 3º lugar para brasileira. rs).
O cerimonial & protocolo entra justamente em todos os detalhes e ritos das etapas de organização deste grande evento internacional. Realmente não deve ser nada fácil para os organizadores! A seguir algumas curiosidades e comentários:
Etapas do concurso: No Brasil, a mulher que deseja ser miss universo deve primeiro ser eleita por um concurso de beleza em sua cidade. Se isso acontecer, o município que ela representa a indica para a competição do Estado correspondente. Vencida a etapa estadual, tem início a nacional. A mulher considerada a mais bonita e elegante do país segue então para o concurso internacional, o Miss Universo.
Nem todos os países seguem esta sequência por acharem o método ultrapassado, como a Austrália que escolhe suas candidatas por seleções indicadas por várias agências do país. Outros países como a Argélia, não participam do concurso devido aos desfiles em trajes de banho.
Outras curiosidades:
Considerações:
Para mim, o “reinado” de uma miss é muito parecido com os reality shows, você lembra dos participantes durante o programa, mas após o término são esquecidos pois logo surgem outras edições. Poucas seguem nesta carreira de filantropia, em sua maioria, migrando para a carreira artística.
E qual o verdadeiro papel da mulher mais bonita do mundo? A vencedora que recebe um ano de contrato com a Miss Universe Organization, prêmio em dinheiro, jóias e roupas, passa seu “reinado” viajando pelo mundo levando a mensagem de controle de doenças, paz e cuidados com a AIDS.
Compartilho com vocês um vídeo narrado pela diretora-presidente do concurso, Paula Shugart sobre a organização da última edição realizada aqui no Brasil:
É importante perceber que independente da flexibilidade do concurso que ocorre anualmente em países e culturas diferentes, com o passar o tempo os protocolos e ritos permanecem inalterados; seleções, juramentos, desfiles, apresentações, questionamentos e coroações, mantém a tradição e o glamour do evento, garantindo a maior audiência internacional de cerca de 1 bilhão de telespectadores em mais de 180 países ao redor do planeta. É um verdadeiro casamento de luxo entre a tradição dos protocolos e as atrações promovidas pelo evento.
Reconhecer, criticar e entender a grandeza dos eventos, além de aprender um pouco mais sobre as etapas e procedimentos do miss universo, das candidatas que passam boa parte de suas vidas se preparando para este momento, tornam cada vez mais naturais certas regras e protocolos no dia-a-dia de quem lida com temas protocolares. A convivência com o tema e a busca constante por informações na área enriquecem nossas experiências e facilitam tomadas de decisões diante de qualquer dificuldade. #ficadica
Sites de consulta: missuniverse.com | wikipedia | youtube |revista quem.globo.com
Comentários
2567