Miss Universo + cerimonial & protocolo = casamento de luxo!

Sim, identidade
14 de setembro de 2011
Da Universidade ao Mercado de Trabalho
19 de setembro de 2011

Miss Universo + cerimonial & protocolo = casamento de luxo!

Foi no dia 12/set de 2011 a 60ª edição do miss universo, realizada pela 1ª vez em solo brasileiro, no Credicard Hall (SP), e que também de forma inédita elegeu uma angolana, a mulher mais bonita do universo. Agora vocês podem perguntar, mas no que o tema cerimonial & protocolo se relaciona com tudo isso?

Confesso que me coloquei frente a um grande desafio; não sou especialista em moda, universo feminino e, muito menos, em organizações desde tipo de evento. Espero, portanto não desapontar os leitores da coluna e do #blogrelacoes, nem aos que esperam comentários e avaliações sobre os trajes e candidatas (apesar de ter achado injustiça o 3º lugar para brasileira. rs).

O cerimonial & protocolo entra justamente em todos os detalhes e ritos das etapas de organização deste grande evento internacional. Realmente não deve ser nada fácil para os organizadores! A seguir algumas curiosidades e comentários:

Etapas do concurso: No Brasil, a mulher que deseja ser miss universo deve primeiro ser eleita por um concurso de beleza em sua cidade. Se isso acontecer, o município que ela representa a indica para a competição do Estado correspondente. Vencida a etapa estadual, tem início a nacional. A mulher considerada a mais bonita e elegante do país segue então para o concurso internacional, o Miss Universo.

Nem todos os países seguem esta sequência por acharem o método ultrapassado, como a Austrália que escolhe suas candidatas por seleções indicadas por várias agências do país. Outros países como a Argélia, não participam do concurso devido aos desfiles em trajes de banho.

 

Foto: Reuters

Outras curiosidades:

  • É a mais importante competição internacional de beleza feminina (ocorre desde 1926).
  • É promovida pela Miss Universe Organization, de propriedade do empresário Donald Trump, A Miss Universo vigente passa o ano de seu reinado hospedada em Nova York em um apartamento da Trump Tower. Pela fama de Trump em grandes empreendimentos e projetos, a busca por excelência na cerimônia é ainda maior, o que ficou claro durante o concurso, que não teve quebras ou falhas graves no protocolo.
  • Não é permitida a participação de mulheres casadas, com filhos ou grávidas, transsexuais e menores de 18 e maiores de 28 anos. Além disso, só se pode participar do concurso uma única vez.
  • Existe um juramento pronunciado pelas participantes: “Nós, as jovens do universo, acreditamos que as pessoas de todos os lugares buscam a paz, a tolerância e o entendimento mútuo. Nós prometemos difundir esta mensagem de todas as maneiras que pudermos, em todos os lugares que formos”.
  • De todos os principais concursos de beleza do mundo, o Miss Universo é o que tem a taxa de franquia mais cara, impede que países pobres participem, por isso o destaque à nova miss angolana.
  • Várias figuras da TV norte-americana já passaram pelo posto de mestre-de-cerimônias. O que ficou mais tempo nessa função foi Bob Barker (21 anos), que decidiu abandonar o posto por não conseguir da Organização a proibição da inclusão de casacos de pele como parte dos prêmios da vencedora.

Considerações:

Para mim, o “reinado” de uma miss é muito parecido com os reality shows, você lembra dos participantes durante o programa, mas após o término são esquecidos pois logo surgem outras edições. Poucas seguem nesta carreira de filantropia, em sua maioria, migrando para a carreira artística.

E qual o verdadeiro papel da mulher mais bonita do mundo? A vencedora que recebe um ano de contrato com a Miss Universe Organization, prêmio em dinheiro, jóias e roupas, passa seu “reinado” viajando pelo mundo levando a mensagem de controle de doenças, paz e cuidados com a AIDS.

Compartilho com vocês um vídeo narrado pela diretora-presidente do concurso, Paula Shugart sobre a organização da última edição realizada aqui no Brasil:

É importante perceber que independente da flexibilidade do concurso que ocorre anualmente em países e culturas diferentes, com o passar o tempo os protocolos e ritos permanecem inalterados; seleções, juramentos, desfiles, apresentações, questionamentos e coroações, mantém a tradição e o glamour do evento, garantindo a maior audiência internacional de cerca de 1 bilhão de telespectadores em mais de 180 países ao redor do planeta. É um verdadeiro casamento de luxo entre a tradição dos protocolos e as atrações promovidas pelo evento.

Reconhecer, criticar e entender a grandeza dos eventos, além de aprender um pouco mais sobre as etapas e procedimentos do miss universo, das candidatas que passam boa parte de suas vidas se preparando para este momento, tornam cada vez mais naturais certas regras e protocolos no dia-a-dia de quem lida com temas protocolares. A convivência com o tema e a busca constante por informações na área enriquecem nossas experiências e facilitam tomadas de decisões diante de qualquer dificuldade. #ficadica

 

Sites de consulta: missuniverse.com | wikipedia | youtube |revista quem.globo.com

 

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Miss Universo + cerimonial & protocolo = casamento de luxo!

Comentários

2567