Como construir uma carreira no mundo da Comunicação?

O Dilema Tostines na comunicação
18 de outubro de 2011
Como ajudar errando?
20 de outubro de 2011

Como construir uma carreira no mundo da Comunicação?

Quem entra na faculdade com a certeza do que será da sua carreira que atire a primeira pedra.

Eu entrei na faculdade tendo uma noção do que é Relações Públicas, mas não tinha ideia do que ia fazer até o terceiro ano da faculdade. E, enfim, estou galgando uma carreira dentro da Comunicação Digital.
Entre altos e baixos me pergunto: “Como construir uma trajetória profissional de forma sólida?”

Para esclarecer algumas dúvidas, fui conversar com o mestre Paulo Nassar. Ele é graduado em Jornalismo (1982), mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas. Professor da ECA-USP, é autor de mais de quatro livros. Organizou diversas obras e publicou centenas de ensaios, artigos e capítulos de livros. É presidente da ABERJE, membro da International Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Sim, fiz questão de descrever detalhes do que Professor fez, pois tenho uma grande admiração pela trajetória profissional dele e acredito que seja um bom exemplo para nós.

Para construir essa trajetória, Nassar explica que: “Primeiro você tem que entender que não existe uma trajetória consolidada se você não trabalhar. Então, eu sempre olho o meu dia a dia, eu sempre acordo todo dia querendo ser uma coisa, eu persigo todos os dias a humildade e [procuro] sempre ter uma postura de aprender todo dia. A gente não sabe tudo e tem que estar atento às mudanças do mundo, para que possamos consolidar uma carreira e chegar numa determina meta“.

Sim, traçar metas é muito importante. E eu tenho muitas. Até mesmo trabalhar nessa agência onde estou tem um objetivo na minha vida. Mas não foi fácil. E quando a meta é conseguir um trabalho?

Tenho acompanhando o perfil do nosso querido @Galofero e vendo a ânsia dele por arrumar um trabalho na área me faz torcer pelo seu sucesso.

E o que podemos fazer para quebrar paradigmas de empresas/agências que sempre estão em busca de estagiários com experiência? Se acabamos de nos formar e ainda não temos experiência, quando, então, vamos ter uma oportunidade?

O professor Paulo Nassar diz que “na minha trajetória, não somente quando comecei, mas sempre me pautei em aprender todo dia, a estar aberto às mudanças, aos conselhos, a aprender com os mais velhos, com as pessoas que têm uma experiência maior, coisas que na atualidade as pessoas não levam em consideração. As pessoas têm uma visão muito voltada para inovação e não conseguem entender, às vezes, que você só inova se lhe derem uma chance para isso. A dica para um bom início é preservar a tradição da escolha e não se vender para o mercado. Essa é minha perspectiva em relação à questão da carreira”.

Belle Silva
Belle Silva
Consultora de Planejamento Digital; fundadora e editora do blog A Bordo da Comunicação. Monitora de sala na ESPM nos cursos de Redes Sociais e Inovação Digital e Planejamento Digital. Co-organizadora da Arena Virtual na Feira do Empreendedor Recife 2010 e 2012, e também da versão Arena Digital Pocket em 2011. Escreve sobre Inovação e tecnologia no blog Relações e também é Head of Strategy & Business Development da Blending Visions.
Acompanhe:
Como construir uma carreira no mundo da Comunicação?

Comentários

2752