2012 para empreender nas relações públicas

Ideias de High Concept e High Touch da Era Conceitual – você está preparado?
28 de novembro de 2011
Ideia original
1 de dezembro de 2011

2012 para empreender nas relações públicas

Em abril deste ano a revista americana Inc colocou relações públicas entre as melhores indústrias para se iniciar um negócio em 2011. A escolha se apoia nos dados da IBISWorld, que prevê crescimento anual de 6% ao ano, pelos próximos cinco anos.

Tudo bem que estamos falando do mercado norteamericano, o mais desenvolvido de todos os mercados quando falamos de relações públicas, mas quando lemos notícias assim sempre tentamos extrapolar um pouco a imaginação e transpor as análises para a realidade brasileira.

Então nos perguntamos: será que no Brasil é realmente uma boa empreender em relações públicas?

Gary McCormick, integrante da mesa de diretores da PRSA, diz que “o fato dos consumidores terem acesso às mídias sociais e realmente expressarem suas opiniões sobre as marcas online deixa as companhias vulneráveis… Rodar um anúncio não vai parar isso. É onde RP entra.”

Talvez essa afirmação seja pouco para convencer alguém a iniciar um negócio, mas não há dúvidas de que serve bem para o mercado brasileiro e seus milhões de habitantes conectados à internet. Para ser franco, acredito que sirva para qualquer país democrático minimamente globalizado.

Segundo a PRSA, abrir um negócio em relações públicas não é difícil. Esse mercado apresenta uma baixa barreira de entrada , baixa necessidade de capital inicial, mas é altamente competitivo. É um mercado cheio de pequenas empresas e profissionais independentes (pelo menos na terra do Obama). Nos EUA, 18,31% dos RPs são profissionais independentes (alguém tem dados do Brasil?).

E então, você já considerou a ideia de abrir seu próprio negócio em 2012? Quais oportunidades estão chamando a sua atenção?

A minha missão para os próximos posts será identificar os atuais e futuros empreendedores da comunicação para debatermos o ambiente de negócios brasileiro e essas novas empresas que estão surgindo. Segura que 2012 está chegando!

2012 para empreender nas relações públicas

Comentários

2947