Para começar uma rápida atualização do mundo das marcas, o mês passado foi lançado o Best Global Brands 2011, um dos mais importantes rankings do mundo de avaliação de marcas feito pela Interbrand.
Sim, marca vale dinheiro e muito, a Coca Cola ficou na primeira posição como a marca mais valiosa do mundo, sabe o que isso significa? Que só a marca Coca Cola, sem nenhum ativo: fábrica, produto, etc, vale mais de 70 bilhões de dólares.
Claro, estamos falando de uma construção de marca de mais de 125 anos, mas que desde que estes estudos começaram sempre esteve nas primeiras colocações.
Pensado em uma marca muito bem fundamentada e definida, vamos usar a Coca como case para o post de hoje.
Para começar , quando falamos Coca Cola, estamos nos referindo a marca de produto da empresa The Coca Cola Company dona não só desta marca, mas de outras também muito valiosas, por exemplo a Sprite. Olhem só, os logos são diferentes:
Em branding temos diferenças entre as nomenclaturas e os papéis das marcas, falamos da marca corporativa, marca da operação, marca de produto e todos esses nomes precisam convergir na mesma direção, isso é, todas as submarcas são guiadas com base nas diretrizes da marca corporativa, o que não quer dizer dependência entre elas, mas alinhamento.
Vamos entender melhor:
Missão e Visão da The Coca Cola Company
Missão
Visão
Our vision serves as the framework for our Roadmap and guides every aspect of our business by describing what we need to accomplish in order to continue achieving sustainable, quality growth.*
* Nossa visão serve de “moldura” para o nosso mapa estratégico e guia todos os aspectos do nosso negócio, descrevendo o que precisamos cumprir para continuar crescendo com qualidade e de forma sustentável.**
Direcionamento de marca
Be the Brand
Aplicação no Mercado brasileiro
“ Viva Positivamente também faz um convite aos consumidores para compartilhar a sua visão positiva da vida, em uma convergência de esforços em que cada um deve dar a sua colaboração para que se tenha uma sociedade verdadeiramente sustentável.
Viva Positivamente fundamenta-se nos seis pilares que integram a visão de longo prazo da organização – pessoas, planeta, performance, portfólio, parceiros e produtividade. Essa plataforma se subdivide em sete frentes de atuação focadas em tornar a operação do Sistema Coca-Cola Brasil cada vez mais sustentável.”
O que gostaria de mostrar é como a partir de uma diretriz global as demais operações atuam, espelham e traduzem as realidades locais, tendo sempre o mesmo DNA em qualquer lugar do mundo, resultado de um posicionamento claro, experiências que aportam valor para as marcas, equilíbrio e solidificação.
De tão fundamentado, podem até abrir mão de um dos seus principais ícones, a cor vermelha da Coca e ainda assim, estar totalmente alinhada com os seus atributos. Concordam?
Espero que gostem e até o próximo post.
Fontes: Site Coca Cola Brasil | Site The Coca Cola Company | Interbrand
** Em livre tradução
Comentários
2819