Em todo caso marca?

Zara Brasil: gato escaldado…
7 de novembro de 2011
Mídias sociais e sua contribuição para causas e afins
11 de novembro de 2011

Em todo caso marca?

Para começar uma rápida atualização do mundo das marcas, o mês passado foi lançado o Best Global Brands 2011, um dos mais importantes rankings do mundo de avaliação de marcas feito pela Interbrand.

Sim, marca vale dinheiro e muito, a Coca Cola ficou na primeira posição como a marca mais valiosa do mundo, sabe o que isso significa? Que só a marca Coca Cola, sem nenhum ativo: fábrica, produto, etc, vale mais de 70 bilhões de dólares.

Claro, estamos falando de uma construção de marca de mais de 125 anos, mas que desde que estes estudos começaram sempre esteve nas primeiras colocações.

Pensado em uma marca muito bem fundamentada e definida, vamos usar a Coca como case para o post de hoje.

Para começar , quando falamos Coca Cola, estamos nos referindo a marca de produto da empresa The Coca Cola Company dona não só desta marca, mas de  outras também muito valiosas, por exemplo a Sprite. Olhem só, os logos são diferentes:

Em branding temos diferenças entre as nomenclaturas e os papéis das marcas, falamos da marca corporativa, marca da operação, marca de produto e todos esses nomes precisam convergir na mesma direção, isso é,  todas as submarcas são guiadas com base nas diretrizes da marca corporativa, o que não quer dizer dependência entre elas, mas alinhamento.

Vamos entender melhor:

Missão e Visão da The Coca Cola Company

Missão

  • To refresh the world… | “Refrescar o mundo”**
  • To inspire moments of optimism and happiness… | “Propiciar momentos de otimismo e alegria”**
  • To create value and make a difference. | “Criar valor e fazer a diferença”**

Visão

Our vision serves as the framework for our Roadmap and guides every aspect of our business by describing what we need to accomplish in order to continue achieving sustainable, quality growth.*

  • People: Be a great place to work where people are inspired to be the best they can be.
  • Portfolio: Bring to the world a portfolio of quality beverage brands that anticipate and satisfy people’s desires and needs.
  • Partners: Nurture a winning network of customers and suppliers, together we create mutual, enduring value.
  • Planet: Be a responsible citizen that makes a difference by helping build and support sustainable communities.
  • Profit: Maximize long-term return to shareowners while being mindful of our overall responsibilities.
  • Productivity: Be a highly effective, lean and fast-moving organization.

* Nossa visão serve de “moldura” para o nosso mapa estratégico e guia todos os aspectos do nosso negócio, descrevendo o que precisamos cumprir para continuar crescendo com qualidade e de forma sustentável.**

Direcionamento de marca

Be the Brand

  • Inspire creativity, passion, optimism and fun | “Propiciar/inspirar criatividade, paixão, otimismo e divertimento”**

Aplicação no Mercado brasileiro

“ Viva Positivamente também faz um convite aos consumidores para compartilhar a sua visão positiva da vida, em uma convergência de esforços em que cada um deve dar a sua colaboração para que se tenha uma sociedade verdadeiramente sustentável.

Viva Positivamente fundamenta-se nos seis pilares que integram a visão de longo prazo da organização – pessoas, planeta, performance, portfólio, parceiros e produtividade. Essa plataforma se subdivide em sete frentes de atuação focadas em tornar a operação do Sistema Coca-Cola Brasil cada vez mais sustentável.”

O que gostaria de mostrar é como a partir de uma diretriz global as demais operações atuam, espelham e traduzem as realidades locais, tendo sempre o mesmo DNA em qualquer lugar do mundo, resultado de um posicionamento claro, experiências que aportam valor para as marcas, equilíbrio e solidificação.

De tão fundamentado, podem até abrir mão de um dos seus principais ícones, a cor vermelha da Coca e ainda assim, estar totalmente alinhada com os seus atributos. Concordam?

Espero que gostem e até o próximo post.

Fontes: Site Coca Cola Brasil | Site The Coca Cola Company | Interbrand
** Em livre tradução

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
Acompanhe:
Em todo caso marca?

Comentários

2819