Nova era para as Relações Públicas

Ideias que mobilizam
18 de novembro de 2011
Storytelling de Pedro Cabral
23 de novembro de 2011

Nova era para as Relações Públicas

Está quase no fim a temporada de debate sobre a proposta de uma nova era para a profissão e os profissionais de Relações Públicas.  Trata-se da proposta da FLEXIBILIZAÇÃO e abertura do Registro Profissional para pessoas que não são formadas em Relações Públicas.

ATENÇÃO!!!!!!! Eu disse ali em cima, em letras garrafais, FLEXIBILIZAÇÃO e não “depravação” do registro, e é aqui que quero pontuar este post.

A CONSULTA PÚBLICA, e não votação de proposta, colocada pelo CONFERP quer colher opiniões e pontos de vista diferentes sobre o assunto. Resumidamente propõe-se flexibilizar a obtenção do registro profissional nos Conselhos Regionais DENTRO DE REGRAS E LIMITAÇÕES específicas!

Passeei um pouco pelas respostas já enviadas e disponibilizadas pelo CONFERP e é nítido que algumas pessoas opinaram no calor da batalha sem ao menos ler o que a proposta diz! Existe muito material. Eu mesmo levei 1 semana para ler tudo com calma, refletir e só então responder.

Estamos discutindo aqui uma adequação da legislação para atualizar as Relações Públicas ao novo momento mercadológico que vivemos. Não se defende, como já disse, a depravação da profissão ou do mercado, mas sim incluir como profissionais aptos a exercer algumas atividades de Relações Públicas aqueles que obtiverem curso de tecnólogos ou pós graduação na área. Ressalto aqui que o Brasil é um dos poucos países onde existe graduação em Relações Públicas, sendo, em muitos outros, um curso de pós graduação.

Particularmente acho que a proposta do CONFERP é bem relevante e interessante de se debater. Não concordo com alguns pontos propostos e já me posicionei sobre ele.

Se queremos amadurecer e evoluir com nossa profissão precisamos SIM debater mudanças para ela. Continuar com o “protecionismo” e “bairrismo” que temos só nos está fazendo mal. Meu pedido é que, COM CALMA E LIVRE DE PRECONCEITOS, leiamos a proposta e debatamos em cima de argumentos racionais e profundos, assim como a atuação em Relações Públicas nos demanda!

Hotsite para a consulta pública – A Consulta acontece até o dia 4 de dezembro!

PROPOSTAS para a Resolução de Abertura

Calendário de Audiências Públicas

Balanço Parcial do CONFERP e novos esclarecimentos

Respostas já enviadas

ATUALIZAÇÃO ÀS 16h44: Amanhã, 23/11 acontece na USP (ECA) em SP a partir das 14h uma audiência pública para debater o assunto. Para acompanhá-la via WEB acesse http://www.iptv.usp.br

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Nova era para as Relações Públicas

Comentários

2913