Trabalho de conclusão de curso:não é fácil para ninguém

Mídias sociais e sua contribuição para causas e afins
11 de novembro de 2011
Marcas e opinião: ou tem ou não tem!
17 de novembro de 2011

Trabalho de conclusão de curso:não é fácil para ninguém

É Luiz, não é fácil para ninguém.

Esse tal do Trabalho de Conclusão de Curso é o arremate de tudo que aprendemos na Universidade para mostrar que estamos prontos para o mercado de trabalho. É um estudo, sobre um tema específico ligado à área do curso, realizado pelo aluno junto a um orientador. Na escolha do tema, os alunos devem levar em conta suas preferências, o que aprendemos durante a universidade, algumas aptidões e limites, a indicação do orientador, o material de consulta e dados necessários para a revisão bibliográfica.

O TCC é um trabalho de pesquisa. Falei com a estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, Gabriela Assmann, ela tem exatamente esse pensamento:

Acredito que desenvolver o TCC é o passo final no processo de aprendizagem e amadurecimento que a faculdade nos proporciona, deixando-nos prontos para enfrentar os desafios futuros.

O processo de pesquisa é muito importante, mas também tem a parte em que precisamos colocar a mão na massa, ao menos para ter um breve olhar do que é o mercado de trabalho. Para a Lorena Antunes, formanda em RP na PUCPR, “a proposta do TCC que nos foi passada tem o objetivo de aplicar um projeto de comunicação em uma empresa real, a consequência é uma experiência árdua e gratificante. Árdua pela dificuldade que o estudante encontra em organizar sua vida profissional e acadêmica passando a ter a responsabilidade com as propostas que serão trabalhadas ainda a este novo cliente”.

No último ano da faculdade a maioria dos formandos já teve alguma experiência ou está estagiando, mas algumas vezes o TCC não tem ligação com a experiência do mercado. Será que o “trabalhão” do TCC vale da mesma forma?

Aline Derenzi, formanda em RP na Metodista, é gestora de Comunidade de um Guia Colaborativo e o projeto de pesquisa dela para conclusão do curso é de relações públicas para uma organização do setor de gelados e comestíveis. Para ela, essa diferença é ótima, pois consegue aprender duas atividades e às vezes até relacioná-las. Ela ainda completa:

Quando ficamos em só uma linha de conhecimento acabamos por no limitar mesmo que inconscientemente.Acho que estou pronta para o mercado, pois com a experiência que estou tendo na realização do TCC me mostrou que com força de vontade e dedicação alcançamos qualquer objetivo, mesmo que não tenha ligação com o que faço hoje.

É exatamente esse pensamento que precisamos ter e não esquecer. Se você não tiver experiência ainda, não é necessário procurar um trabalho com base na sua pesquisa de TCC, a visão do todo que é a mais importante para adquirimos uma experiência ímpar.

Belle Silva
Belle Silva
Consultora de Planejamento Digital; fundadora e editora do blog A Bordo da Comunicação. Monitora de sala na ESPM nos cursos de Redes Sociais e Inovação Digital e Planejamento Digital. Co-organizadora da Arena Virtual na Feira do Empreendedor Recife 2010 e 2012, e também da versão Arena Digital Pocket em 2011. Escreve sobre Inovação e tecnologia no blog Relações e também é Head of Strategy & Business Development da Blending Visions.
Acompanhe:
Trabalho de conclusão de curso:não é fácil para ninguém

Comentários

2850