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Mantendo o padrão do patrão

Já falamos aqui sobre a importância de ter o dono do negócio sempre por perto para manter um padrão bacana de atendimento e dos processos de comunicação de uma empresa. Hoje, volto o assunto para despertar uma nova reflexão. Como se manter sempre por perto quando você não tem um negócio apenas, e sim vários?

Vamos pensar em um dono de diversas lojas da mesma rede (não falo sobre venda de franquias, mas sim de empresários que têm uma rede com diversas lojas deles, que têm uma marca a zelar e um padrão a perpetuar por todas as unidades). Como se manter presente em todos os lugares, sendo que muitas vezes as lojas não estão na mesma cidade, as vezes nem no mesmo país.

As vezes, um dono não tem apenas empresas de uma mesma rede ou de um segmento específico, atua em diversas áreas e têm negócios diferentes, com públicos diversificados para pensar. Como já sabemos, ninguém consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo. Então, como manter o controle de tudo isso? Não digo controle financeiro ou administrativo, porque não é esse o meu foco aqui, mas o controle do atendimento que seu cliente terá na sua loja, no seu negócio, seja lá qual for ele.

Acredito que o primeiro passo é encontrar pessoas de confiança para cuidarem de cada uma das suas unidades. Elas precisam ser qualificadas, confiáveis e, claro, terem a cara e o perfil do seu negócio, ou estarem disposta a desenvolver estes atributos. Depois disso, e com ainda maior importância, precisa vir um treinamento muito bem elaborado. Se não para todos os colaboradores, pelo menos para os líderes de cada uma das filiais. Eles precisam entender a empresa, o negócio, e como devem conduzi-lo estar alinhados com o dono do negócio. Eles precisam, apesar de suas particularidades, representar o dono em suas atitudes e decisões no dia a dia.

Fora isso, digo que confiança é essencial, mas o controle é ainda mais. Se algo estiver errado, você precisa saber. E ninguém melhor para te contar como anda o atendimento do seu negócio do que ele, o cliente. Por isso, mantenha canais de comunicação simples e abertos para que seus clientes possam criticar, elogiar e fazer as sugestões de maneira fácil e prática. E sim, sobre essas informações, é importante que o dono ou sua equipe tenham acesso, pois são uma forma eficiente de mensurar o trabalho feito.

Além de tudo isso, não deixe pra trás a velha metodologia de dar as caras em seu negócio as vezes. Nem que seja uma vez a cada muitos meses, em cada uma das lojas (dependendo do tamanho do seu negócio), mas tire sempre um tempo pra isso. Como disse a Carol Terra no meu último post, são os olhos do dono que engordam o gado. A frase é da época do meu avô, mas ainda funciona, e muito, hoje em dia.

Redação TMPRP
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