O fenômeno da segunda tela

A empresa liberou as redes sociais… e agora?
15 de março de 2012
Lançamento do livro “Mídias sociais…e agora? Tudo o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais”
16 de março de 2012

O fenômeno da segunda tela

Você já ouviu falar sobre o fenômeno da segunda tela? Basicamente é o nome dado ao hábito das pessoas assistirem  programas na TV, ao mesmo tempo que postam sobre ele nas redes sociais. É o compartilhamento simultâneo de eventos , séries ou programas.

O exemplo mais recente de segunda tela, foi a cerimônia do Oscar. Eu confesso que a primeira vez que ouvi sobre o assunto foi no Papos na Rede do Gabriel Ishida sobre  “A cultura do ao vivo”. E conforme post publicado no blog do Papos na Rede:

o primeiro encontro social foi através da TV na sala e com o surgimento da internet, esse encontro social passou para as redes e criou o fenômeno do compartilhamento em tempo real… As pessoas não querem só ver TV ao mesmo tempo que estão nas redes, elas querem mostrar o que estão vendo e convencer sua rede a assistir aos mesmos programas. As marcas que entenderem essa nova forma de audiência e souberem criar estratégias para aumentar esse compartilhamento nas redes, tendem a ter um ganho maior de exposição da marca na internet.

Um dos primeiros profissionais no Brasil a falar sobre o fenômeno da segunda tela, foi o Tiago Dória, segundo o artigo dele. não é só o fato de assistir e fazer seu próprio compartilhamento do assunto, existem emissoras que ampliaram esse fenômeno para compra de cenário, figurino, ver ficha técnica ou saber pistas do seriado que está assistindo.

Ainda no mesmo post, Dória fala sobre o ponto de vista de Jerry Kramskoy, estrategista da área mobile da BBC, que criou o termo Orchestrated Media para classificar o hábito de ver TV em sincronia com outros dispositivos móveis. Tiago afirma que Kramskoy “considera o termo “2 telas”  incompleto, pois refere-se ao consumo de mídia por meio da TV e dispositivos móveis. No entanto, não implica no consumo simultâneo de conteúdo ou que esteja sincronizado entre os dispositivos.”

O fenômeno da segunda tela mostra-se como evolução da TV. Algo realmente inteligente, que permite uma inovação na forma de consumidor conteúdo através da tela, permitindo um novo experimento de consumo do usuário.

Parece coisa dos Jetsons, mas não é. É o futuro da TV como entretenimento e mídia. Bem vindo à segunda tela!

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
O fenômeno da segunda tela

Comentários

3664