O que é “conhecimento de RP” pra você?

Curso de Storytelling na ABERJE SP | 9/3/2012
28 de fevereiro de 2012
WSJ: Fundador do LinkedIn diz que é vital se conectar | 01/03/12
1 de março de 2012

O que é “conhecimento de RP” pra você?

No dia 24 de julho deste ano de 2011 a Margarida Kunsch concedeu uma entrevista ao O Estado de São Paulo falando sobre a área de Relações Públicas. Em uma matéria simples e direta (que pode ser vista na íntegra aqui no site do CONRERP2), me chamou muito a atenção um ponto abordado pela professora sobre o perfil dos RPs. Destaco dois trechos:

Formar grandes gestores de comunicação com cultura geral e humanística abrangentes para atuar em organizações e empresas é o objetivo do curso de Relações Públicas (…).

Para Margarida o profissional de RP deve ter, entre outros atributos, iniciativa, cultura geral (…) e ser um bom planejador.

Como comentou a @carolterra no post da @anamanssour aqui no #blogrelacoes, “(…) conhecimento e educação não ocupam espaço, certo? Partilho da sua opinião de que ao invés de nos vangloriarmos, é tempo de preenchermos lacunas!“.

Sempre gostei de conhecer coisas novas e diferentes. Isso me possibilitou aprender a mergulhar, fotografar e tocar (sou DJ), como também outras bem interessantes mas que raramente coloco em prática, fiz um curso de Sushi-man, por exemplo. Todos estes curssinhos com certeza me ensinaram algo. Desde me conhecer melhor, encontrar pontos de fraqueza que precisam ser melhorados (olha o post da @anamanssour aqui de novo), até coisas que são totalmente aplicáveis às Relações Públicas.

Aprender nunca é demais. Viajar é um grande aliado neste processo de aprendizado. Claro que ter dinheiro ajuda muito nisso tudo, mas quando queremos algo, é só planejar (e olha lá a 2ª frase da Kunsch) e executá-lo. Mas o que mergulhar, ser DJ e sushi-man me ensinaram ou me ajudam nas Relações Públicas? Bem, quando conheço algum novo tenho assunto para conversar, procuro descobrir hobbies desta pessoa e fazer contrapontos com o que conheço, com os países e culturas que visitei. Olha o Networking aí!

Indo além, me ensinaram a ser mais objetivo, a procurar o que realmente importa a ser dito, a não pecar pelo excesso (o que muitos comunicadores preferem) e também a ser menos rígido. Assim, procuro sempre deixar as portas abertas ao diálogo, ao aprendizado, a troca de informação e conhecimento.

Para ilustrar este post usei três vídeos criados pela australiana STA que abordam três temas muito relevantes neste papo. Para mim são os três aspectos-chave em qualquer viagem ou relacionamento: “Movimentar, Comer e Aprender”.

E você, está realmente aberto e interessado em aprender sempre? E em compartilhar o que aprendeu? Topa um desafio? Compartilhe com a gente aqui nos comentários um assunto legal, ou algo interessante que você saiba e goste. Qualquer um! 😉

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Eu adoro as Relações Públicas e tudo que engloba esse mundo. Sou graduado em RP, com um MBA pela FGV. Mergulhador tech, DJ, amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
O que é “conhecimento de RP” pra você?

Comentários

2332