Será que o Pinterest pega?

WSJ: Fundador do LinkedIn diz que é vital se conectar | 01/03/12
1 de março de 2012
O meu entusiasmo ao falar de marcas
5 de março de 2012

Será que o Pinterest pega?

Diversos hubs das mídias sociais já aderiram ao Pinterest, alguns veículos se dedicaram a falar sobre ele como uma tendência, mas será que do ponto de vista das RP ele “pega”? Vejamos!

Ele é a mídia social do momento. Agrega compartilhamento de imagens e informações e expõe tais dados em formato de quadros ou “boards”, numa linguagem mais metida…

Cada imagem fica presa por um alfinete virtual a um painel que tem um link ao site de origem. A vantagem do Pinterest é que ele gera tráfego para outros sites, o que pode ser bem interessante para a sua marca ou para o seu website, se você for, obviamente, interessante. Um estudo feito pelo site Shareaholic apontou que o Pinterest envia mais visitantes para outros endereços que Google+, YouTube e LinkedIn juntos.

Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham aderido à essa mídia social, sendo que 2/3 dessas são mulheres. Um dado curioso divulgado pela revista Exame é que entre os fãs do Pinterest no Facebook, 97% são mulheres.

Para participar, é preciso receber um convite, até onde sei e criar um cadastro. A partir daí, publique imagens de interesse para outras pessoas ou para suas audiências. Já na área organizacional, as empresas podem publicar produtos, linhas, imagens interessantes, coleções, eventos etc. A GAP tem uma página bacana nesta mídia social, assim como a Travel Channel. O blogueiro brasileiro Carlos Merigo, editor do Brainstorm#9 e a vanguardista de mídias sociais, Tecnisa, também já estão se aventurando por lá.

Do ponto de vista da comunicação, vale uma organização aderir a essa mídia social se trabalha com imagens, fotos, eventos, tem linhas de produtos, coleções etc. Também é válido se a audiência a ser atingida já está nessa mídia social. Muitos usos ainda serão descobertos, é preciso experenciar, tentar, praticar, tatear e ver no que vai dar. Quem aderir primeiro, leva consigo o pioneirismo da tentativa.

Eu estou aprendendo aos poucos sobre essa ferramenta, mas meu perfil já está lá também: http://pinterest.com/carolterra/.

E você, conhece outras empresas interessantes no Pinterest? Tem dicas? Compartilhe aqui!

 

ODIG
ODIG
Acompanhe:

Comentários