O que há com a comunicação de marca?

Convenção dos Mestres de Cerimônias do Brasil – Ano II
13 de abril de 2012
Guerrilha do BEM!
17 de abril de 2012

O que há com a comunicação de marca?

O meu post de hoje é mais um questionamento para os colegas de comunicação.  O que está acontecendo com a comunicação de marca pelo crescimento e exposição nas redes sociais?

Em que momento, os profissionais de comunicação e marketing da empresa X, resolvem que contratar o engraçado meme X da semana para seu anúncio vai impactar na sua marca? Ok, isso aproxima do seu público jovem, mas não o faz escolher sua marca na gôndola.

Outra empresa de marca esportiva aborda blogueiros para fazer um post sobre seu lançamento e pede que  use o produto por uma semana, depois devolva para outro blogueiro usar e fazer o testemunhal.

Vemos marcas e mais marcas meterem os pés pelas mãos na ânsia por um número alto de curtir, de compartilhamento, de seguidores.  É hora de questionar , assim quando surgiu a responsabilidade social, o que realmente é interesse de comunicação de marca o que é desejo de ser cereja do bolo?

É claro que o objetivo da comunicação de marca é mostrar a marca/empresa como cereja do bolo no segmento que atua, mas muitos profissionais estão perdendo a mão e indo atrás de fenômeno de rede, centrado nos hábitos de pessoas nas redes e não de marcas. Marcas não são pessoas, são ativos intangíveis e devem ser trabalhados com o maior cuidado possível.

Modismos passam. Comunicação de marca, não. O que me dizem os comunicadores, estou sendo conservadora demais ou devemos fazer um mea culpa?

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
O que há com a comunicação de marca?

Comentários

3935