Uma campanha (e lançamento) de RP para RP

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Uma campanha (e lançamento) de RP para RP

Na maioria das vezes, compartilho aqui ações de publicidade e marketing, mas hoje mostro uma campanha feita por Relações Públicas e o público-alvo era…Relações Públicas. Missão difícil, afinal somos exigentes certo? rs

Para o lançamento de seu novo livro “A transparência é a alma do negócio”, Marcondes Neto – consultor na área de Relações Públicas; pesquisador na área de Gestão e Marketing na Cultura; professor adjunto na Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e Secretário-Geral do CONRERP – 1ª Região (triênio 2010-2013) -, promoveu uma campanha que integrou anúncios para mídia impressa e online, intervenção, e-mail marketing, hotsite, blog e mídias sociais. Ou seja, foi a interação entre online e offline, com espaço publicitário e ações de relacionamento a partir de conteúdo e informações sobre a obra.

Toda a ação foi planejada a partir do subtítulo do livro “O que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você!”, fazendo alusão aos famosos 4 P’s do Marketing, de Philip Kotler: Product (Produto), Price (Preço), Place (Praça/Ponto-de-venda) e Promotion (Promoção).

Mas a partir de agora, o mercado de comunicação – profissionais, professores e estudantes – também podem contar com os 4 R’s das Relações Públicas, base do novo livro: Reconhecimento, Relacionamento, Reputação e Relevância.

Para divulgar, em relação aos espaços publicitários, o autor contou com anúncios impressos em veículos importantes (e claro também visando o público-alvo), como jornal O Estado de S. Paulo e Valor Econômico. Já em anúncios online, foram produzidos teaser, banner digital e intervenção, conhecidos como pop-ups, para o portal Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Editora Globo. Já as ações de relacionamento e conteúdo ficaram por conta do hotsite interativo e explicativo sobre os 4 R’s, blog, página no Facebook, Twitter e canal no YouTube, em que disponibilizou vídeos com entrevistas sobre a obra. Nada melhor que integrar on e off, já que o livro está disponível tanto impresso, quanto e-book!

Outra ação interessante foi o teaser no Facebook, com a contagem regressiva utilizando cada “R”:

Ainda não tive acesso ao livro para comentar, mas achei super bacana a sacada de utilizar a mesma identidade visual dos 4 P’s do Marketing e “brincar” trocando pelos “novos” conceitos de Relações Públicas.  Divulgar um livro não é tarefa fácil, ainda mais para um público tão específico. A ação que geralmente é realizada é o evento/recepção com autógrafos em livrarias, que também funciona muito bem e já é um padrão. Mas é bom ir além, extravasar com novas ideias como essa. Vale o case para lançamentos e também de uma campanha feita de RP para RP 😉

ODIG
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