A Carol Terra perguntou no começo do mês passado se o Pinterest pegava mesmo entre as redes sociais. Talvez seja muito cedo para firmá-lo como o Twitter e Facebook, mas o fato é que a rede social queridinha do momento já alcançou números e dados impressionantes:
Fonte: Midiatismo
A última novidade é que até Barack Obama se rendeu e abriu seu perfil por lá (mas também ele é mundialmente conhecido por se aventurar nas redes sociais com a sua campanha presidencial – lembrando que outra está por vir).
Mas o mais importante, como “troquei figurinha” nos comentários do post da Carol, é que uma marca, seu negócio e público têm que ter afinidade e relevância dentro dessa ou de qualquer outra rede social. E já que há pesquisas que mostram que a grande audiência do Pinterest é composta por mulheres, eis que uma marca feminina viu a oportunidade e pioneirismo de criar a primeira campanha com o Pinterest como plataforma principal.
O case “Women’s Inspiration Day” é da marca de cuidados íntimos femininos Kotex, que selecionou 50 perfis de mulheres influentes no Pinterest, observou seus boards e montou uma caixa, para cada uma, com seus interesses e inspirações de acordo com os perfis, ou seja, a partir das imagens que elas publicavam na rede social.
Resultado: todas as usuárias contempladas na ação postaram no Pinterest fotos da caixa e dos mimos recebidos, além de publicar no Facebook, Twitter e Instagram, disseminado a campanha para outras redes sociais. No total, foram 2.284 interações e 694.853 impressões. Veja o vídeo case para entender melhor e ver que boa sacada!
A lição que tiro com esse case: a marca foi MUITO feliz em aproveitar o timing do Pinterest, sua repercussão e as pesquisas que mostram sua influência entre as mulheres, seu público-alvo. Mais: entendeu e aproveitou também a oportunidade, já que a plataforma é relevante para o tipo de campanha e impacto desejado. Logo, vejo como um bom exemplo para uma fórmula assim: “resultado + relevância + relacionamento = público-alvo, meio/mídia e ação adequados e alinhados”, gerando divulgação espontânea e positiva da marca.
Se você ainda se perguntava o que fazer, em relação a uso corporativo e ações de relacionamento, com o Pinterest, acho que essa foi uma ótima ideia que pode abrir sua mente 😉
Fotos: Google Images
Comentários
3793