Criança, comida, criatividade e comunicação: funciona?

Por um punhado de likes
17 de maio de 2012
10 coisas que todo RP deveria fazer (volume 1)
21 de maio de 2012

Criança, comida, criatividade e comunicação: funciona?

Há um tempo, escrevi um post aqui com algumas ações de comunicação de empresas da indústria alimentícia, vulgo comida. Agora levanto a bola de novo, mas com dois ingredientes novos: crianças e criatividade: é possível? O McDonald’s está com duas ações que mostram que sim – e não estou falando das surpresas/brinquedos do McLanche Feliz rs!

O desafio: sabemos que fazer as crianças se alimentarem de forma saudável e nutritiva, com frutas, verduras e aquele prato colorido, é bem difícil. Assim, o McDonald’s reúne profissionais de diversas áreas atuando em pesquisas e no desenvolvimento de novos produtos, de acordo com as demandas dos consumidores, com temas diversos relacionados à alimentação e a um estilo de vida ativo. Resultado: as duas ações que mostro hoje no #blogrelacoes – “Receitoteca” e “Champions of Food”.

E, pela primeira vez, mostro aqui no #blogrelacoes ações que você pode participar! Na verdade, dois desafios 😉

 

Receitoteca:

Essa ação foi criada para dar uma mãozinha pra você que tem criança em casa e sofre pra fazê-la comer verduras. Foi realizado um teste real com crianças que comprova que a simples arrumação dos ingredientes no prato pode mudar muito a reação delas na hora das refeições. Ou seja, mostra que com pratos de aparência criativa e divertida, as crianças acabam se interessando pela refeição e se alimentam como se estivessem brincando.

Por isso, a food designer Tatiana Damberg e a rede fast food criaram a “Receitoteca“, no portal de nutrição “Comer & Aprender”, com 5 receitas, com passo-a-passo e fotos, de forma bem didática, com dicas de pratos para você fazer em casa pra criançada.

É bem simples: são refeições comuns que, quando transformadas em figuras divertidas, como flor, dinossauro e campo de futebol, se aproximam da imaginação dos baixinhos e fazem com que eles se interessem e comam de forma divertida. Veja alguns exemplos abaixo e no link bit.ly/ReceitotecaAntesDepois.

Não está acreditando né? Então, olha esse vídeo super fofo com a reação das crianças no teste, vendo um prato comum, com arroz, feijão e verduras e, depois, disposto em figuras e desenhos:

http://youtu.be/JnTkb7qgAc8

Como isso foi possível? A food designer explica: “A receitas foram desenvolvidas seguindo dois objetivos principais: primeiro, encantar pelo olhar e, assim, estimular a vontade de experimentar alimentos de formatos e cores diferentes. Segundo, ser de fácil execução, já que pais e responsáveis não têm muito tempo para se dedicar a grandes criações. O resultado é simples e eficiente”.

Você leitor: Curtiu a ação? Quer participar? Então envie nesse link bit.ly/ReceitotecaEnvieSuaReceita uma receita divertida, criativa, nutritiva e simples e ganhe um workshop com uma Food Designer especialista em alimentação! O concurso começou nesta segunda-feira, 14, e vai até dia 22 ok? Participe e boa sorte 😉

 

Champions of Food: nesta ação, o desafio é o mesmo: a alimentação saudável dos pequeninos. Nesse caso, o McDonald’s, por ser um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, aproveitou a oportunidade para estimular ainda mais a nutrição. Assim criou o concurso “Champions of Food” para crianças de 7 a 12 anos.  O prêmio? Uma viagem para Londres com acompanhante para curtir os jogos. Fala sério? Que criança não vai comer agora verdura pra poder viajar rs 😛

Você leitor: chame seu filho, sobrinho, afilhado, e peça para que ele crie uma receita inédita em uma das categorias: entrada, prato principal, sobremesa, lanche ou bebida. A sugestão deve incluir frutas ou vegetais entre os ingredientes e contar com itens nutritivos como grãos integrais. A descrição deve ser detalhada, com as quantidades e os passos para a elaboração. Também é preciso enviar uma foto do prato e uma foto da criança autora da receita e seu responsável. Mande a receita com as fotos para www.championsoffood.com, no canal destinado ao Brasil (é preciso se registrar no site), até o dia 23 de maio.

Uma equipe especializada de jurados vai escolher o melhor prato em cada um dos quatro países participantes (Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Japão). A dupla vencedora do Brasil disputará em Londres  o prêmio de “Melhor Prato do Mundo” Oo. Na grande final, os ganhadores de cada país executarão suas receitas diante de uma comissão julgadora formada por atletas olímpicos, especialistas em nutrição e pais que atuam como conselheiros do McDonald’s para o desenvolvimento de produtos.  Antes da final, cada dupla terá o acompanhamento de um mentor designado pelo McDonald’s para auxílio na maximização da receita e orientação sobre a melhor forma de preparação. Boa sorte!!!

 

Viu como é possível executar ações de comunicação, para criar e estreitar o relacionamento com o consumidor, em um mercado que – de cara – você pode se perguntar o que fazer: como comunicar e fazer Relações Públicas com…comida? Pra um público tão específico e cheio de detalhes e cuidados – que são as crianças? Mais: usando a criatividade? Por ser uma rede fast food, gostei de ver que o McDonald’s apoia a alimentação saudável e tem incluído em suas refeições para as crianças – o McLanche Feliz -, frutas e uma quantidade bem menor de fritura (confesso que pedi há um tempo atrás um McLanche Feliz por estar com pouca fome e notei a grande diferença da quantidade de batatas fritas hoje e quando eu era pequena). Apesar de atuar num mercado que você pode ser visto como vilão, são ações assim que mostram que sempre há soluções e boas ideias!

Espero que tenham gostado e que participem (ganhem rsrs)!

Beijos!

 

Criança, comida, criatividade e comunicação: funciona?

Comentários

4325