“De miss a ex-BBB todo mundo é MC!”

Case com…Pinterest!
8 de maio de 2012
Por que escolhi a graduação que escolhi?
11 de maio de 2012

“De miss a ex-BBB todo mundo é MC!”

ROSTOS BONITOS E CONHECIDOS MAS QUE NÃO ENTENDEM NADA DE CERIMONIAL

Torna-se cada vez mais comum encontrarmos conduções de diversos tipos de eventos e solenidades realizadas por famosos, que vão de miss, atores, cantores, até ex-participantes de reality shows. O erro neste caso é denominá-los como mestre de cerimônias sem que tenham conhecimento e expertise para atuar na área.

O título deste post surgiu a partir de uma fala durante a apresentação da Profa. Sheila Borges que assisti na convenção dos mestres de cerimônias do Brasil (ano II), realizada este mês em SP. A polêmica foi levantada por entendermos que hoje, diversos profissionais de outras áreas levam o titulo de mestre de cerimônias (MC) sem ter a competência necessária para a função, afinal, um verdadeiro MC deve ter mínimas noções de cerimonialista e não apenas um rosto bonito que está em evidência na mídia.

O problema não está em contratar famosos para dar um “Up” no evento, é interessante (dependendo do tipo evento) ter um apresentador diferenciado, como em cerimônias do Oscar, algumas premiações, eventos beneficentes etc. O problema é receberem o título, sem preencherem alguns requisitos básicos, como os citados abaixo pelo mestre de cerimônias oficial da Presidência da República, Lademir Filippin.

  • Utilizar roupas sóbrias;
  • Ser uma “estrela sem face” (conduzir o evento de forma mais discreta possível);
  • Ter postura e bom senso;
  • Boa pronúncia e gramática perfeita;
  • Voz bonita = saber impor a voz no momento certo;
  • Ser ignorante apenas para um, e não para muitos (é verificar a pronúncia correta, de nomes por exemplo, antes de se arriscar ao vivo na cerimônia);
  • Ser tranquilo, transmitir segurança na condução do evento;
  • Domínio do palco;
  • Conhecimento prévio do roteiro.

Como exemplo de falta de entendimento dos pontos acima e do verdeiro papel de um MC, o vídeo abaixo exibe o caso recente em que a atriz Camila Pitanga estava como “mestre de cerimônias” do evento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu cinco diplomas de doutor honoris causa, concedidos por universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro em 04 de maio de 2012. A atriz simplesmente interrompeu a apresentação das autoridades para interpelar a presidenta Dilma Rousseff (erro protocolar inaceitável).

Fabio Polisel
Fabio Polisel
Relações Públicas pela Universidade Metodista e Pós-Graduado em Marketing pela FGV. Após um período de 5 anos na Gerência de Comunicação da Metodista, migrei para área pública em 2009. É na Prefeitura de São Bernardo do Campo onde continuo aprendendo sobre o universo público e em como implementar as relações públicas nesta área. Sou empreendedor na área de eventos e também vivencio as funções de cerimonialista e mestre de cerimônias.
Acompanhe:
“De miss a ex-BBB todo mundo é MC!”

Comentários

4234