Por um punhado de likes

PT Digital vindo por aí?
16 de maio de 2012
Criança, comida, criatividade e comunicação: funciona?
18 de maio de 2012

Por um punhado de likes


Trabalho com social media, sou a favor da interação com usuários, da comunicação cada vez mais próxima com o consumidor, mas não concordo com algumas formas de fazer comunicação. Pode me chamar de old school.

Não tolero por exemplo, como comunicadora, que algumas marcas criem uma comunicação informal demais com seu público. Claro que tem a ver com target, posicionamento do produto e outras estratégias mercadológicas. Mas via de regra, marca tem que se comunicar como marca e ponto.

Também não curto o chavão corporativo adotado por 9 entre 10 artigos, o tal DNA da empresa. É uma linguagem figurada? Ok. É. Mas não consigo ver marca ou empresa com DNA. Afinal, aprendemos que marcas/empresas tem missões e valores. Uma empresa não é uma mitocôndria.

Mas o que me deixa indignada é o que algumas agências tem feito com marcas e produtos na comunicação digital. Em nome de x likes, n compartilhamentos e viralizações y estão criando campanhas ou anúncios que não só banalizam a marca, como colocam por terra anos e anos de imagem institucional criada com muita comunicação de marca, assessoria de imprensa, branding, eventos corporativos, feiras, publicidade, propaganda, relações públicas e todas as formas de comunicação corporativa.

E por quê? Por um punhado de likes. Por um resultado de comunicação baseados em números vazios, por uma interação feita só de % e alcance. Começamos a viver na comunicação digital, uma fase que ainda temos na propaganda, o resultado do riso. Quantas campanhas engraçadas ou polêmicas que já vimos, comentamos, mas sequer lembramos qual marca assinava?

Até onde eu puder, vou dizer que não faço esse tipo de comunicação digital. Foram 4 anos de graduação e vários livros lidos e sendo lidos sobre gerenciamento de crise. A regra sempre foi clara: não se brinca com imagem institucional. Nem por um punhado de likes.

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
Por um punhado de likes

Comentários

4316