Duas paixões e um CASE

Congresso Mega Brasil de Comunicação – Primeiras impressões
30 de maio de 2012
Prevenção de Crises é tema de palestra gratuita na UERJ
4 de junho de 2012

Duas paixões e um CASE

Este post foi escrito por Tiago Cord. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!

Desde muito pequeno, quando ainda sonhava em ser piloto de Formula1, já gostava de carros. Gostava não, GOSTO! Todos os tipos e modelos me fascinam, desde os mais antigos, com o seus inconfundíveis “rabos de peixe”, até os modernos, velozes e superesportivos. Assim como os carros, a comunicação também desperta em mim um fascínio, um interesse contínuo. Interessei-me pela comunicação um pouco mais tarde em comparação aos carros, porém, hoje, ela faz parte da minha vida, visto que desisti do sonho de ser piloto e ingressei na faculdade de Relações Públicas.

Curto todo tipo de comunicação, desde comunicação interna e comunicação empresarial, até publicidade e as diversas estratégias de comunicação de marca. Apesar do meu gosto eclético, tanto em relação aos carros, quanto em relação a comunicação, algumas “vertentes” despertam em mim um certo interesse aprofundado: veículos WV da década de 70 e ações de marketing de conteúdo, ou Branded Content.

Foto: Marvel

O Branded Content – também chamado de conteúdo de marca ou comunicação por conteúdo – é todo conteúdo produzido por alguma marca com o objetivo de entreter, de aproximar-se do público, fortalecer e associar valores à marca e trabalhar o engajamento do público a causa defendida por ela. Ações de marketing de conteúdo existem há muito tempo, são muito mais antigas do que você possa imaginar (vide a criação do Capitão América, lançado em 1941, em plena segunda guerra mundial), e pode se manifestar nos mais diversos tipos de mídias, desde filmes, livros, revistas, programas de TV e rádio, até blogs, músicas, espetáculos teatrais e shows.

Agora você deve estar se perguntando: O que carros têm a ver com comunicação?

É que no fim de abril aconteceu uma ação de marketing de conteúdo que justamente uniu essas minhas duas paixões.

Foto: Mundo Marketing

No domingo (22/04) a Ford fez uma ação de Branded Content para o lançamento do seu mais recente veículo, o novo Ecosport. A empresa montou uma super festa em um dos cartões postais mais conhecidos de Salvador, o Farol da Barra. O lançamento do veículo contou com shows de ícones da cultura baiana como Carlinhos Brown, Mametto e Timbalada, e reuniu um público de mais de 100 mil pessoas.

Foto: Lorena Vinturini – Correio 24 horas

A ação é um ótimo exemplo de marketing de conteúdo, indo muito além de uma simples propaganda ou da apresentação formal de um novo veículo em algum Salão do Automóvel. A Ford trouxe entretenimento ao seu público, aproveitando ainda para mexer nos breus dos baianos, exaltando o fato de um veículo desenvolvido na Bahia, passar a ser comercializado em diversas partes do mundo. Os shows de artistas baianos foram cuidadosamente escolhidos para gerar empatia e sentimento de pertencimento no povo baiano. O publico ali presente se sentiu um pouco parte daquele lançamento, se identificando com o produto e, consequentemente, com a marca.

Fica a dica para a Chevrolet, que já prepara a linha de montagem de seu novo veículo compacto, a ser produzido em sua fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Se o mesmo ocorrer aqui no sul, com toda certeza ouviremos o tradicional “Ha, eu sou gaúcho!”.

 

Tiago Cord (@tiagocord) tem 24 anos e é formando de Comunicação Social – Hab. em Relações Públicas, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FABICO/UFRGS. Segundo ele é “apaixonado por carros, por comunicação, por videogames, não necessariamente nesta ordem. Fiz dos carros minha coleção, da comunicação minha profissão e dos videogames minha distração.”.

 

Você também quer publicar um post no #Blogrelacoes? É fácil, visite a página “Você no #Blogrelacoes” e veja como!

Fonte:

Correio 24 Horas

O Mecânico

Atila Velo

Mundo Marketing

Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
Duas paixões e um CASE

Comentários

4386