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Uma nova marca com propósito

Faz algum tempo que ouvi falar da UNIQLO, uma marca de roupas que, só no Japão, tem mais de 800 lojas e registra um crescimento internacional impressionante.

Tive a oportunidade de viver na prática a experiência da marca e, por isso, resolvi compartilhar com vocês esse case para mostrar como o alinhamento entre a estratégia de negócio e da marca tem força para construir algo relevante, mesmo no mercado de varejo em que a briga pelo preço direciona o setor.

O propósito da UNIQLO é claro:

“Uma empresa japonesa que assegura a venda de roupas casuais para todas as pessoas.”

As promessas também:

1-      Desenvolver produtos com qualidade excepcional;

2-      Ser uma marca top japonesa e expandir sua participação no mercado de moda urbana;

3-      Uniqlo internacional: rápida expansão;

4-      HEATTECH: tecido desenvolvido com alta tecnologia para garantir um grande conforto aos usuários.

O modelo de negócio garante produtos diferenciados, tanto em qualidade como em design, com uma cadeia produtiva gigantesca que começa com a área de pesquisa e desenvolvimento em busca das tendências, procura pelas matérias-primas e assim por diante.

A marca também possui mais de um canal aberto com os consumidores para ouvir sugestões de melhorias e ideias que juntos, anualmente, recebem mais de 70 mil mensagens.

As somas de todas essas definições se misturam entre a estratégia de negócio e a percepção superior da marca que é perceptível nas lojas (todas “conceito”), com atendimento especializado e milhares de opções de roupas para, de fato, todas as pessoas.

Realmente a UNIQLO tem construído de forma consistente toda sua experiência, que começa bem antes da entrega final: a venda de uma camiseta.

Algumas imagens da flagship em Nova York  e o modelo de negócios:

 

Para inspirar, olha só como a experiência da marca extrapolou o contato físico com uma ação brilhante no Pinterest, apresentando 5 categorias de suas roupas (men’s apparel, women’s apparel, geek, fitness e sports) por meio de um mosaico gigante e animado, construído com peças de suas coleções, seu logotipo e desenhos:

Fontes: Site UNIQLO | Fotos: arquivo pessoal

 

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
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