Você tem talento para reconher o talento?

Você sabe diferenciar os tipos de eventos?
11 de julho de 2012
Dê asas a sua imaginação, ou melhor, check-in!
17 de julho de 2012

Você tem talento para reconher o talento?

“Há uma coisa muito escassa, muito mais distante, muito mais rara que o talento. É o talento para reconhecer o talento.”  – Elbert Hubbard

 

Li essa frase na timeline do Michel Téer no Facebook. Além de curtí-la, foi a inspiração para o texto de hoje.

Conforme comentei na postagem do Michel, eu creio que para reconhecer o talento também é preciso humildade. Ainda hoje em dia, muitas pessoas se calam ou abafam um talento pelo medo do que essa pessoa possa fazer com sua posição na empresa.

É um fato também que nem sempre os talentos vem com senso de equipe e lealdade. Mas isso já é postura pessoal e não é o tema do post.

Talento é algo que um superior vê em um talento bruto, que chega na empresa sem a menor noção de como usar seus conhecimentos na prática. E se esse superior for uma pessoa segura dos seus conhecimentos transformará esse pupilo em um talento real, lapidado.  O trabalho é algo bem mais próximo de um coaching, mentoring.

Ao lapidar um talento, sempre colocamos algo como valores, espírito de equipe, noções de como usar a sua inteligência e capacidade profissional. Uma vez eu li algo como o primeiro chefe ser influência para a vida toda. É meio óbvia a conclusão, mas todos nós passamos por eles e tiramos a lição:  sim, é um exemplo a ser seguido ou não, nunca serei como ele. Eu de minha parte, só posso agradecer os chefes que tive, inclusive aqueles poucos que nunca serão meus modelos.

Eu de minha parte tento ser uma boa lapidadora de talentos. Não tenho a menor preocupação que meu assistente brilhe. Pelo contrário, quanto mais brilhante ele for, melhor será o nosso trabalho. Tenho orgulho de muitos que já passaram pelo meu crivo e hoje brilham nas empresas que trabalham.

E  você? Tem talento para reconhecer um talento?

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Você tem talento para reconher o talento?

Comentários

4744