O que aprender com as marcas campeãs de bate papo nas mídias sociais

O amor é o centro. Os serviços (e a interatividade) fazem parte!
6 de setembro de 2012
Fest Fly – o maior evento de parapente do Brasil: O que podemos aprender?
11 de setembro de 2012

O que aprender com as marcas campeãs de bate papo nas mídias sociais

As campeãs de bate papo a que me refiro aqui, na verdade, são líderes de engajamento segundo ranking feito pela indexSocial, ferramenta de monitoramento de mídias sociais e divulgado pela Revista Exame no mês de julho de 2012. Ainda que essas marcas mudem a cada ranking, algumas lições são perenes e é nessas que quero focar aqui.

De acordo com o ranking, o Guaraná Antarctica foi a marca que mais engajou consumidores no Facebook, Youtube e Twitter no mês de julho, com percentual de 40,5% e crescimento de 6,6% em relação a junho deste ano. O segundo lugar foi da Brahma Futebol com uma taxa de engajamento de 26,2%.

O ranking leva em consideração o share de engajamento, medindo o percentual de cada marca na soma total de interações e considera “likes”, comentários, votos, compartilhamentos, menções e retuítes.

Confira o ranking:

  1. Guaraná Antarctica
  2. Brahma
  3. Skol
  4. Halls
  5. Chiclets
  6. Bohemia
  7. Budweiser
  8. Stella Artois
  9. Lacta
  10. Melissa

No entanto, mais do que figurar em rankings, as marcas acima estão preocupadas em estabelecer relacionamentos com seus consumidores, fãs, seguidores e pensam em ações promocionais, interações, jogos, apps e uma infinidade de conteúdos que atraiam esses usuários para suas iniciativas.

Conteúdo bem humorado com grandes chances de viralização, diversas questões que convidam o usuário a participar, notícias e conteúdos de seu interesse integram a estratégia dessas marcas nas mídias sociais.

Engajar é bem mais do que receber votos de aprovação, é convidar o usuário a colaborar, participar, interagir, construir o conteúdo de forma coletiva. É conhecer o perfil da audiência e oferecer comunicação direcionada a ela. É convidar o usuário a mostrar a sua relação com aquela determinada marca e correr riscos. Só que correr riscos de forma planejada. Pautando-se em uma diretriz de mídias sociais corporativas (isso é assunto para um próximo post).

Quem está se dando bem com uma abordagem mais leve e interativa com seus consumidores é o Ponto Frio (Pinguim). Faz um sucesso danado entre seus seguidores e ainda soluciona dúvidas relativas aos produtos que comercializa. Não precisa ser sisudo para ser interessante, precisa? (Já falamos sobre o perfil @pontofrio aqui e aqui)

Lição número 1 das marcas líderes em engajamento: conteúdo relevante, interessante, prestação de serviço para o seu usuário, algo mais a oferecer do que simplesmente promoções e ações de marketing.

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
O que aprender com as marcas campeãs de bate papo nas mídias sociais

Comentários

5045