A tradicional festa da beca, conhecida pela maioria como colação de grau, é um momento único, marcante e especial. Trata-se do dia em que o formando finalmente recebe o seu grau de bacharel ou especialista, é um rito de passagem que merece ser abordado em várias etapas aqui no #blogrelacoes.
São diversos detalhes que permeiam a organização, quando reunidos e bem cuidados transformam o evento em uma festa especial e emocionante.
Para mim, a essência deste tipo de evento é constituída por um trinômio formado por: ORGANIZAÇÃO (Cerimonial, mestre de cerimônias, receptivo, segurança, equipe de foto e filmagem e staff), PESSOAS (os próprios formandos, autoridades e demais convidados) e INFRAESTRUTURA (Som, iluminação, decoração e ambiente). 3 pontos que em sintonia são fundamentais para o sucesso do evento. Não existe uma colação boa com som ruim ou sem autoridades, sem formandos e muito menos sem uma boa equipe organizadora.
Especialista na área, a Profa. Dra. Isildinha Martins (Coordenadora de eventos e formaturas da Univ. Metodista e também autora de manuais de formaturas da Instituição) afirma que:
“A organização dos detalhes anteriores e no dia, deixa os formandos calmos e a organização pode lidar com os imprevistos. O momento da solenidade é importante para toda a família. É o esforço recompensado. Os sentimentos afloram e ficamos felizes em proporcionar um evento inesquecível.”
O cerimonial
Existem protocolos específicos e diversos itens que compõe o cerimonial de uma solenidade de colação de grau.
Algumas Instituições mais tradicionais possuem equipes de eventos e regimentos próprios que orientam suas solenidades, mas a grande maioria, por não terem uma equipe organizadora, opta por terceirizarem com empresas especializadas neste nicho. O que existe em comum é a necessidade de uma comissão organizadora (o número de membros pode variar de acordo com o número de formandos da turma) que represente os interesses coletivos.
Mesa de honra
Sempre de a cordo com a ordem de precedência, geralmente é composta por:
Existem diversas outras variáveis dentro de cada colação, dependendo do curso existem particularidades como; homenagem aos animais (Veterinária), passagem da lâmpada (Fármácia), homenagem ao residente (Medicina), premiações, entrega de carteiras profissionais, títulos etc.
A colação de grau é um dos ritos de passagem mais marcantes que já vivi, embora eu tenha tido a oportunidade de organizar e conduzir diversas colações antes da minha vez como formando, a emoção que senti foi maior do que eu esperava, acredito que a representação daquele momento, pelo peso de iniciar uma nova jornada e estar vivenciando uma linda festa com familiares, professores e amigos presentes é o verdadeiro brilho deste rito de passagem.
Ainda há muito que falar sobre colações de grau; o tempo de falas, os símbolos, trajes, gafes, gerenciamento de crises, discursos, tipos de músicas, a escolha de empresas de formaturas e muitos outros temas que abordaremos nos próximos posts. Agora estou curioso para saber de fatos e curiosidades de sua colação ou de solenidades deste tipo que já teve oportunidade em assistir, como foram??
Fotos: Mônica Rodrigues e Ás Formaturas.
Comentários
5289