CONFERP novo, CONRERP novo… NOVO?!?!?

Responsabilidade social corporativa: quem faz?
25 de outubro de 2012
Um novo tempo para os Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias
29 de outubro de 2012

CONFERP novo, CONRERP novo… NOVO?!?!?

Pois é, foi tudo TÃO rápido que eu me senti atropelado…..

Nós falamos aqui no #Blogrelacoes sobre a abertura da inscrição de chapas para as eleições do sistema que aconteceram semana passada. As eleições foram marcadas para o dia 15/10 mas foi tudo TÃO rápido, TÃO pouco tempo, TÃO em cima da hora, que nem consegui concretizar meu projeto.

Na quarta-feira (10/10), ante-véspera de feriado e APENAS 5 dias antes da eleição, recebi um e-mail do CONFERP convidando para conhecer as chapas que concorreriam nas eleições. Uma para cada CONRERP e uma para o CONFERP. Meu projeto, naquele dia, foi convidar cada chapa para que me enviasse os links das redes sociais de seus integrantes para que pudéssemos, aqui no #Blogrelacoes, reunir tudo e, quem vota (apenas profissionais registrados), minimamente conhecer quem compõe cada chapa. Não deu.

O tempo era curto demais e o feriado atrapalhava. Entrei em contato com algumas chapas (as que conheci algum dos integrantes) e pedi o material, alguns foram enviando o que tinham, para ajudar (e os agradeço por isso), outros nem responderam o pedido. Mesmo assim não foi o suficiente; a segunda-feira chegou, os sistemas foram abertos, e a votação ocorreu.

Não vou entrar aqui no mérito de que a eleição começou atrasada (correção: a eleição começou atrasada APENAS na 2ª região SP/PR, onde voto), de que a divulgação foi MUITO PEQUENA (recebi um lembrete sobre a eleição às 16h50 e o prazo para votar ia até as 17h…..) Claro que eu já tinha registrado o meu voto bem antes desse horário, e o resultado, se eu não tivesse entrado no site do CONFERP, não saberia NUNCA.

Em fim, fico extremamente ~chateado~ com a bagunça que foi este processo de eleição do ponto de vista do eleitor. Estamos em uma época onde podemos e DEVEMOS, principalmente em assuntos TÃO relevantes e de tamanho impacto para o rumo da profissão, ter ainda mais transparência e tempo para conhecer e debater propostas. Alguém ai sabe de alguma proposta da chapa eleita em sua região? Pois é.

Para não perder a viagem, das chapas que eu contatei e obtive resposta, resolvi disponibilizar o material que mandaram. O CONRERP1 RJ A Chapa que concorreu ao CONRERP1 montou um blog onde é possível ver o perfil de cada componente da chapa eleita. O CONRERP 2 SP/PR A chapa que concorreu ao CONRERP2 enviou as informações por meio da Carol Terra. Os links para as redes dos componentes das duas chapas podem ser vistos aqui. Caso as outras chapas queiram ainda dar publicidade aos seus componentes, com informações além de nome e registro, como consta no material do CONFERP, fiquem a vontade para nos enviar e atualizaremos o post.

Lições

O que fica disto tudo? Precisamos URGENTEMENTE começar a nos unir, a trabalhar de forma integrada, nos ajudar, pensar em parcerias, em formas de facilitar a vida dos demais, antever cenários… Nada além do que o que aprendemos na faculdade.

Precisamos comunicar de forma eficaz e eficiente todo o processo, ativar as bases de mailling dos CONRERPs e do CONFERP. Fazer uso estratégico das redes sociais, pautar veículos de comunicação (e sim, incluo aqui os blogs, tão presentes e representativos no mundo das Relações Públicas). Precisamos ir além.

Fica a cobrança aos novos dirigentes dos CONRERPs e do CONFERP. Sejam transparentes nas suas gestões. Não tentem realizar tudo, mas façam o que fizerem de forma coerente, transparente e equilibrada. A classe pode não participar das ações mas é obrigação do conselho propiciar e criar meios para que esta tome a decisão de participar ou não.

EM TEMPO

No dia 23/10 resolvi ser exercer a minha “cidadania” de Relações Públicas e, como qualquer outro enviei uma mensagem pelo site ao CONFERP. Pedi (com prazo até hoje) a quantidade de RPs que participaram do processo de votação, total e por região, além das abstenções. Números públicos que devem ser divulgados… Pois é, a mensagem vc confere na imagem ao lado, a resposta… nunca chegou. (atualização14h49: apesar de não ter obtido a resposta do CONFERP as informações foram publicadas no site, veja aqui)

 

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
CONFERP novo, CONRERP novo… NOVO?!?!?

Comentários

5606