Curso propõe a força das histórias para qualificar a comunicação organizacional

Evento – Parlamento e política na era digital (Assembleia Legislativa do Estado de SP)
23 de novembro de 2012
Seminário “Assessoria de Imprensa sob diversos ângulos” será promovido pelo Comunique-se em 05/12, em SP
26 de novembro de 2012

Curso propõe a força das histórias para qualificar a comunicação organizacional

 

Perceber a riqueza de relatos de vida e sua  direta captação da atenção do grupo, com momentos  de sobreidentificação, cumplicidade e surpresa e identificar o contexto da comunicação  organizacional atual e as dificuldades  consequentes de atenção e retenção de conteúdos  numa diversidade de mídias operantes e concorrentes: este é o cenário que motiva o retorno à programação da Aberje do curso “Storytelling como narrativa da experiência: aplicações na comunicação organizacional”, organizado por Rodrigo Cogo. Está marcado entre 9h e 18h do dia 28 de novembro de 2012 no Auditório Sede da Aberje (Av. Angélica, 1757/12. Andar – Higienópolis) em São Paulo/SP.

A contação de histórias ou storytelling conforma-se num formato atrativo e de repercussão, dando visibilidade à mensagem oficial mesmo em tempos de diversidade de fontes emissoras e de sobrecarga informativa. A intenção é promover, junto aos participantes, uma alteração na lógica criativa convencional em comunicação organizacional para estabelecer interfaces com públicos estratégicos, com uso adequado e crescente da contação de histórias. A turma deverá despertar para uma construção de narrativa mais enriquecedora, com pluralidade de vozes e num tom inclusivo que facilita o repasse e a retenção de mensagens-chaves. Segundo o professor, através do exemplo e da experiência evocada, os profissionais de comunicação e de outras áreas interessados poderão incentivar um trabalho mais colaborativo nos seus ambientes de trabalho, numa renovação saudável de processos concatenada com as novas exigências de uma sociedade conectada, e melhorar a performance de seus projetos. O curso vai trazer diversos exemplos de cases com emprego do storytelling como formato de comunicação, e pretende propor exercícios de contação de histórias entre os participantes.

Segundo o instrutor, a ideia é fornecer a teorização necessária para entender  a inserção do storytelling como recurso  discursivo na comunicação das organizações e, através da visualização e discussão de  exemplos de uso do  recurso do storytelling em várias interfaces da  comunicação organizacional, detectar as fórmulas  que podem funcionar melhor para contar histórias no ambiente de trabalho de cada participante. Ele pretende fazer refletir sobre os processos de escolha de  conteúdos na narração de histórias pessoais e  qual a associação com o universo organizacional, consolidando o conceito de storytelling.

 

 

MINISTRANTE – Rodrigo Cogo é relações Públicas pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Tem cursos de aperfeiçoamento na ESPM em Promoção, na FGV em Pesquisa de Mercado e no IBRADEP em Gestão em Protocolo e Cerimonial. É especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP e Mestre em Ciências da Comunicação, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou por 10 anos com planejamento e marketing cultural para clientes como AES, Bradesco, Telefonica e BrasilTelecom. Vencedor do Prêmio Opinião Pública do Conrerp SP/PR em 1998, foi homenageado por esta distinção no ano de 2006 com troféu especial pela contribuição à área. Gerencia o portal Mundo das Relações Públicas desde 1997.

Detalhes do conteúdo programático podem ser conferidos no http://www.aberje.com.br/servicos_cursos_detalhes.asp?id=183, onde também é possível fazer inscrição online. Mais dados podem ser obtidos através do e-mail cursos@aberje.com.br ou ainda no telefone 11-3662-3990 ramal 1, com Carolina Soares.

Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
Curso propõe a força das histórias para qualificar a comunicação organizacional

Comentários

5904