Presença digital de universitários – Parte I

A marca e o público
21 de fevereiro de 2013
PR never dies
27 de fevereiro de 2013

Presença digital de universitários – Parte I

Finalmente o meu ano 2013 está começando para o #BlogRelações. Para começar bem o ano fui pesquisar o setor da minha coluna aqui, fui saber o que os alunos de Relações Públicas estão fazendo de diferente. E não achei nada, pelo menos não online.

Decidi então mudar a forma do meu post. Vou trabalhar com algumas histórias de ex-alunos de RP, que deram certo tendo presença digital ou faziam algo a mais do que a faculdade solicitava, enquanto eram estudantes. Vamos dar um passo atrás.

Eu, por exemplo, no terceiro semestre da faculdade fizemos um blog para a disciplina de Comunicação Organizacional, logo depois que a atividade terminou, continuei o blog com uma colega de sala e o A Bordo da Comunicação se tornou algo inesperado, reconhecido e recomendado por muitos professores, em diversas universidades não só de São Paulo, mas do Brasil. Fizemos eventos, workshops e revistas digitais, sempre focando no público de universitários. Trabalhar com profissionais da área de Relações Públicas nos engrandeceu muito profissionalmente. E é por isso que hoje escrevo sobre o assunto aqui no blog. Por este motivo gostaria que mais estudantes tivessem uma presença digital pela profissão de Relações Públicas.

Mas, depois do A Bordo da Comunicação e do Ocappuccino – falaremos dele no próximo post – vieram outros estudantes para continuar o nosso legado. E foi onde conheci a Maíra Masiero, na época ‘bixete’ da UNESP, hoje já formada.

Fui conversar com a Maíra e ela disse que começou o RPitacos  como “laboratório de testes’” e acabou ocasionando uma repercussão e uma proporção em que não esperava.

Na época da faculdade a editora do RPitacos diz que “muitas pessoas na faculdade (colegas de sala, veteranos e calouros) me reconheciam por eu manter um blog, por conseguir escrever toda semana, mesmo com os trabalhos, seminários e, principalmente, durante o período de elaboração do TCC. O blog, vendo essa repercussão, fez a cobertura “extra-oficial” de alguns eventos feitos na faculdade, voltados para a área de Relações Públicas, foi um dos apoiadores do II Desafio Hora Extra (elaborado pela Empresa Júnior de Relações Públicas da UNESP) e entrevistou calouros do curso em 2012 e 2013, e isso também chamou bastante a atenção das pessoas”.

Hoje, depois de formada, Maíra diz que o blog é importante para “acumular um o portfólio juntamente com os posts de colaboradores e convidados, e o coletivo, que é o de servir aos comunicólogos e à sociedade em geral com reflexões”.

E para finalizar notei que ela tem a mesma opinião que eu em relação à presença online de estudantes E aí vai a dica dela: “Manter-se online é manter-se conectado a tudo que acontece ao seu redor e traçar um senso crítico a respeito dos assuntos, e não somente ficar naquilo que a maioria pensa ou age – logicamente, tomando sempre as devidas precauções em relação às palavras e ações proferidas, por exemplo, nas mídias sociais. É necessário, portanto, não ser mais um na multidão, mas querer sempre mostrar um diferencial, algo que possa chamar a atenção de um examinador, de um entrevistador, de um possível orientador de TCC ou de pós-graduação”.

Não é desperdício fazer networking com profissionais no mundo online, poderia abrir muitos tópicos aqui falando das portas que foram abertas por causa da minha presença aqui, sempre tentando aprender e dar o melhor de mim para a profissão de Relações Públicas. Então, vamos mudar isso? Falarei um pouco mais sobre o assunto nos próximos posts.

Meu objetivo agora é fazer um projeto com alguns universitários, para movimentarmos mais a presença digital, já adianto que nos próximos meses passarei em algumas universidades e vou contanto para vocês sobre o projeto. A primeira faculdade será a FAPCOM, espero conhecê-los.

Belle Silva
Belle Silva
Consultora de Planejamento Digital; fundadora e editora do blog A Bordo da Comunicação. Monitora de sala na ESPM nos cursos de Redes Sociais e Inovação Digital e Planejamento Digital. Co-organizadora da Arena Virtual na Feira do Empreendedor Recife 2010 e 2012, e também da versão Arena Digital Pocket em 2011. Escreve sobre Inovação e tecnologia no blog Relações e também é Head of Strategy & Business Development da Blending Visions.
Acompanhe:
Presença digital de universitários – Parte I

Comentários

6214