A segunda onda do empreendedorismo

IBM Career Exploration: evento gratuito e virtual sobre construção de carreira
22 de março de 2013
Vamos falar sobre “Cultura”?
27 de março de 2013

A segunda onda do empreendedorismo

“Nunca antes na história deste país” tivemos um ambiente tão propício para o empreendedorismo. Hoje possuímos um ecossistema que era completamente inexistente há 10 ou 15 anos, e muito graças a uma geração de empreendedores que abriram as primeiras trilhas na mata fechada do mercado e hoje retornam com capital e conhecimento para reinvestir nas startups de segunda geração.

Não é só o capital que multiplicou, o principal ativo que temos hoje é o conhecimento de quem experimentou de verdade e voltou para ensinar. Essas pessoas se tornaram investidores-anjos e mentores, criaram incubadoras e aceleradoras, e estão trazendo ao brasileiro o que ele nunca teve como deveria: educação para empreender.

Ainda vejo iniciativas tímidas nas universidades, mas é animador saber que alguns cursos de comunicação começam a pensar na formação do profissional para que tomem as rédeas do próprio negócio. Para esse fim, seria ótimo que os coordenadores investissem mais em aulas de administração e gestão, negociação e modelos de negócio. Mas estamos caminhando para um novo paradigma, em que não ensinaremos para que o aluno arrume um emprego, mas para que ele possivelmente crie seu próprio emprego.

Há algumas semanas, uma iniciativa me surpreendeu positivamente. A Bel Pesce, da qual já falei neste post aqui (quem sabe ela pinta em uma futura entrevista), acabou de lançar uma escola com objetivo de desenvolver habilidades para o empreendedorismo em diversos níveis. A FazINOVA nasceu com apenas três cursos e uma abordagem bem inovadora. Vale a pena ficar de olho.

Nós estamos vivendo em uma época fantástica, em que o conhecimento de toda a humanidade está disponível a um clique de distância. Pare de dar desculpas a você mesmo, tire os olhos do Facebook por algumas horas e coloque alguma ideia em ação.

LET’S ROCK!

A segunda onda do empreendedorismo

Comentários

6406