O que move as redes?

Anúncio de emprego
De volta ao emprego
28 de fevereiro de 2013
O futuro das Relações Públicas é o “propósito”
4 de março de 2013

O que move as redes?

São as pessoas e suas vontades. Nada mais. Não adianta criarmos um comercial ou um vídeo do “baralho” se ele não causar interesse no público-alvo.

Alguns estudiosos têm dito que as pessoas estão emburrecendo. Um pouco disso é verdade, outra parte está no fato do consumidor estar no controle e ainda não saber bem o que faz com esse poder.

O que nos salta aos olhos na rede são sempre os comportamentos bizarros.  Como o Daniel do Outback e hoje com a menina da Daiso Japan Brasil, que vi na timeline da Lidiane Faria. Sem contar na bobeira do momento que (ainda) é o Harlem Shake. Não há lógica. As pessoas estão nas redes para se divertirem. Ponto.

Nós, profissionais de comunicação, as marcas é que estamos invadindo o espaço delas com nossos “reclames”. Já fazíamos isso na televisão, no rádio e agora na internet.

Você prestou atenção que meu texto diz rede e não mídias sociais ou social media?  Sim, porque conforme nos ensina Augusto de Franco, as redes são as pessoas , seus nós. São elas que dizem como será o novo status quo da comunicação.

Essa nova realidade ainda nos apavora e nos deixa pisando em ovos. Nós comunicadores e nós gerenciadores de marcas, porque não temos mais controle sobre o institucional. É como se precisássemos paparicar nosso público para que ele fale bem da nossa marca.

Mas não se trata de algo fácil.  É preciso que façamos uma análise bem estreita de nosso público-alvo, do nosso target e procuremos criar comunicações de resultados.  É comunicação de persuasão na sua forma mais primária. Só que para isso é preciso de muita pesquisa, estudo e inteligência de mercado. Por isso que nem sempre conseguimos o milagre do “viralzinho”.

Como sua marca tem olhado a rede? Pense nisso!

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
O que move as redes?

Comentários

6217