Kit Kat e Oreo, Pinguim e Nova: definitivamente uma nova postura e relação?

Aquela marca vende o quê?
3 de abril de 2013
Etiqueta e boas maneiras: A imagem que você deseja transmitir.
10 de abril de 2013

Kit Kat e Oreo, Pinguim e Nova: definitivamente uma nova postura e relação?

Esse mês que passou dois casos me chamaram a atenção. Uma interação entre dois gigantes dos doces: Kit Kat e Oreo que disputaram o coração de uma usuária via Twitter e uma conversa que Ponto Frio e a Revista Nova travaram também no microblog essa semana que passou.

O caso de Kit Kat e Oreo foi simplesmente sensacional: um embate absolutamente saudável entre eles culminou na disputa pelo coração de uma usuária comum e propôs até um jogo da velha divertido com os “fingers” de Kit Kat. Resultado: uma tremenda exposição positiva para ambas as marcas e uma consumidora feliz e provavelmente embaixadora de ambas para todo o sempre. Veja mais aqui: http://info.abril.com.br/noticias/internet/kit-kat-e-oreo-brigam-por-consumidora-no-twitter-20032013-24.shl.

Já o caso da Revista Nova foi uma pergunta provocativa para sua audiência que resultou em uma resposta bem humorada, bem colocada e pertinente do Ponto Frio. Resultado: uma enxurrada de elogios das audiências e uma visibilidade muito positiva para as duas marcas envolvidas. Confira: http://www.bluebus.com.br/pinguim-do-pontofrio-interage-c-tuite-da-nova-q-tal-1-mkt-social-como-esse/.

Os dois casos levantam uma nova forma de relacionamento das marcas: elas não só estão se abrindo para a opinião, críticas e contatos com seus usuários, como também estão se engajando com outras entidades corporativas como se fossem pessoas comuns falando e não corporações fechadas e sisudas.

Estamos diante de uma tendência? Acredito que a humanização  e a tendência de serem mais dialógicas e pessoais faça com que as marcas sejam mais próximas do ser humano do que do ente corporativo e distante.

E, vc? O que acha?

 

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Kit Kat e Oreo, Pinguim e Nova: definitivamente uma nova postura e relação?

Comentários

6427