Figurinha carimbada

[curso] Conteúdo para blogs e redes sociais
9 de maio de 2013
Luz na neblina
15 de maio de 2013

Figurinha carimbada

Estava lendo um artigo na Branding Magazine e achei um assunto bem legal para dividir com vocês: como escolher o garoto propaganda da marca?

É claro que a receita de bolo para essa resposta não existe, afinal, é uma aposta, mas ela não é tão cega assim. Normalmente são as celebridades do momento, aquelas que basicamente aparecem para a maioria das marcas, um pouco chato, tenho que confessar, mas é importante aproveitar o momento do sucesso.

Ok, mas isso que disse acima é bem óbvio, concordo, mas faz parte do processo de escolha, por outro lado, a “cara” que vai estampar a marca por uma temporada  ou até por anos, de alguma forma, tem que transmitir o posicionamento da marca e criar conexão com os públicos.

Sim, representar as crenças  do “patrão” e agir de forma coerente com o que o posicionamento da marca. O garoto propaganda é também  um porta-voz, representa a comunicação estratégica da empresa  que em poucos minutos tem que informar, atrair, conquistar, emocionar, manter e fidelizar.

Muita responsabilidade, mas essa decisão é importante, pois ela pode potencializar a marca e sua oferta ou também gerar rejeição.

A H&M lançou sua linha de roupas de baixo para os homens, usou como garoto propaganda o David Beckham, resultado? Crescimento de 28% nas vendas e aumento de 20% do espaço da loja para vender essa categoria.

Para fechar, a reportagem também lembra da importância de acompanhar a performance das campanhas para ter certeza que a escolha foi certa e que deve continuar.

Separei alguns exemplos para vocês perceberem como a ligação entre o próposito da marca e a escolha do “modelo oficial”  fica na memória:

 

Casal 30 horas – Unibanco
http://www.youtube.com/watch?v=jRzaCsg5QAU

Casas Bahia

Itaucard

Bombril


Malboro

* não estou fazendo qualquer apologia ao uso do cigarro, mas o cowboy da Malboro é uma lenda

E também tem a garota-propaganda que não casa com a imagem da marca:

Sandy – Devassa


 

Lembrou de mais alguém?

 

Para checar as fontes das imagens é só clicar no nome da marca que você será direcionado direto ao canal fonte:
Casas Bahia
| Itaucard |Bombril | Malboro | Devassa

 

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
Acompanhe:
Figurinha carimbada

Comentários

6550