Colação de Grau cancelada na PUC: A culpa foi de quem?

MultiCom – 1° Encontro Multicampi de Comunicação da UNEB
15 de maio de 2013
[curso] Gestão de comunicação nas redes sociais
22 de maio de 2013

Colação de Grau cancelada na PUC: A culpa foi de quem?

Já imaginou ter a sua entrega de diploma cancelada por falta de respeito do jurador durante a sua Colação de Grau? Foi o que aconteceu com os alunos da PUC – RJ, em janeiro deste ano.

A aluna escolhida para representar os alunos para realizar a leitura do juramento, inseriu por sua conta o complemento “ou não” ao final de cada frase do juramento:

Prometo exercer minha profissão/ com espírito de quem se entrega / a uma verdadeira missão de serviço / tendo sempre em vista o bem comum; ou não
Dedicar-me a conhecer e avaliar / a realidade social / e aprofundar meus conhecimentos / a fim de satisfazer as necessidades da sociedade; ou não
Aplicar-me à busca da verdade / à realização da justiça / e à defesa dos direitos fundamentais do homem, ou não.

Claro que para os alunos presentes, a surpresa deve ter sido levada como motivo de brincadeira, e aposto que muitos convidados presentes também riram desta situação. Mas e para o corpo docente?

A atitude tomada pelo diretor presente na cerimônia foi de levar (após a solenidade) a filmagem do evento à reitoria, que determinou a suspensão da Colação Oficial e, por conseqüência, da validade daquele ato solene. Acredito que a façanha tenha tomado repercussões na mídia após uma das formandas não poder ser contratada pela Rede Globo justamente por ter a sua entrega de diploma adiada.

A ideia deste post não é apenas descobrir de quem foi a culpa, mas de discutirmos medidas que possam ser tomadas para evitar que algo inusitado assim aconteça novamente.

Alguns questionamentos para incentivar a sua participação:

  • O mestre de cerimônias poderia intervir?
  • Existem meios da equipe organizadora ter maior controle sobre os discursos dos alunos?
  • O diretor presente poderia ter solicitado à formanda para repetir de forma correta o juramento?
  • Foi realmente necessário punir todos os alunos?

E você, o que pensa a respeito?

Para ajudar na compreensão, abaixo algumas definições sobre os temas abordados. Aproveito para recomendar a leitura do post: Ritos de passagem: Colação de Grau (parte I).

Colação de Grau: É o ato de colar grau, uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do Ensino Superior recebe oficialmente o direito de exercer sua profissão

Juramento: É uma afirmação, como uma promessa para seguir os mandamentos éticos que envolvem a profissão. Cada curso de graduação possui um juramento específico.

Fonte: Leonardo Vieira

Fabio Polisel
Fabio Polisel
Relações Públicas pela Universidade Metodista e Pós-Graduado em Marketing pela FGV. Após um período de 5 anos na Gerência de Comunicação da Metodista, migrei para área pública em 2009. É na Prefeitura de São Bernardo do Campo onde continuo aprendendo sobre o universo público e em como implementar as relações públicas nesta área. Sou empreendedor na área de eventos e também vivencio as funções de cerimonialista e mestre de cerimônias.
Acompanhe:
Colação de Grau cancelada na PUC: A culpa foi de quem?

Comentários

6582