Por que as pessoas acreditam em todo tipo de compartilhamento?

[curso] Gestão de comunicação nas redes sociais
22 de maio de 2013
Campanha em forma de canção
24 de maio de 2013

Por que as pessoas acreditam em todo tipo de compartilhamento?

Vez ou outra sempre tem alguém na nossa timeline no Facebook que compartilha um “status” bombástico de novidades que em breve o Facebook irá promover #sqn. Tais novidades são desmentidas no mesmo dia ou no dia seguinte, por pessoas do bem que chamam a atenção dos amigos e usuários.

Essa imagem foi criada e veiculada pelo Hilário Junior no Facebook. As pessoas nem se atentam aos erros, à bizarrice do texto. Só se concentram na teoria conspiratória de que o Facebook vai se aproveitar de seu perfil e expor sua intimidade. Oras, a intimidade já está exposta ao criar o perfil nas redes sociais. O próprio usuário é que delimita o quanto estará exposto.

E as benditas correntes e lendas urbanas também são outras “informações” que esses mesmos usuários acreditam. Colocam imagens de crianças doentes com a mensagem que o Facebook irá repassar centavos por compartilhamento da imagem para a criança. Não vai. O Facebook quer é dinheiro para ele!

Portanto, menos. Bem menos, pessoal. Cautela ao ler o que postam. Cuidado também com os links. Mensagens muito bizarras é quase certeza de ser um vírus ou phishing scam.

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
Por que as pessoas acreditam em todo tipo de compartilhamento?

Comentários

6626