Removam esse conteúdo, já!

allianz_palestra
Quem não se comunica, se trumbica e quem não ouve?
5 de junho de 2013
É RP, estúpido
11 de junho de 2013

Removam esse conteúdo, já!

 

A notícia a seguir vai na contramão do que é recomendado fazer com os advogados e embaixadores da marca. A Nintendo, por meio de pedidos ao Youtube, tem retirado o direito de uso das imagens de seus jogos dos gamers que gravam, comentam e distribuem a informação a milhares de outros jogadores.

A reação da empresa causou desconforto, revolta e muita discussão em torno de si própria. Além disso, muitos jogadores optaram em não mais falar de Nintendo em seus canais de Youtube em função da postura da empresa.

Resultado: perde a empresa porque seus principais influenciadores e formadores de opinião acabam deixando a marca de lado e optam por jogos da concorrência.

Minha opinião: jogada totalmente equivocada e errada da marca em relação aos OOM´s (Online Opinion Makers). Ao invés de aproveitarem e alimentarem esses caras com informação, tentam controlar e tolher.

Outro fato que chamou a atenção da imprensa e dos debates em mídias sociais foi a ação da Ferrero, detentora da marca Nutella que quis acabar com uma iniciativa criada por uma fã e acabou sendo criticada pelos usuários de mídia social.

Mais uma ação bastante equivocada da marca. Poderiam aproveitar a fã com uma audiência significativa e explorar a data comemorativa proposta por ela. Poderiam aproveitar o mailing de super fãs da marca e explorar em relacionamentos e contatos futuros. Mas, não, optaram em pedir a remoção do conteúdo.

As marcas pensam ter controle sobre suas propriedades. Em tempos de redes sociais, a reputação está muito terceirizada. Mais vale uma ação encabeçada por um fã do que um dia provocado por uma marca.

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Removam esse conteúdo, já!

Comentários

6610