Já ouviu falar sobre site responsivo?

JMJ2013 – Protocolos e mudanças no discurso do Papa
12 de julho de 2013
[curso] Quero ser Social Media
26 de julho de 2013

Já ouviu falar sobre site responsivo?

Li outro dia sobre isso e fui me informar. O tema não é muito novo, esse tipo de site já vem sendo realizado há algum tempo. Como sabem sou comunicadora atuando em social media e não especialista em web design, portanto meu post será informativo. Ok?

Bom, voltemos ao assunto. Site, layout ou design responsivo é quando um site é desenvolvido na linguagem CCS se encaixa, ou se ajusta automaticamente no tamanho de tela do dispositivo que será exibido, seja ele um PC, um notebook, um celular, um tablet, mudando sua aparência e se reorganizando para mostrar as informações principais, primeiramente.

 

O blog Master Studio Web listou as vantagens e desvantagens de um site com Design Responsivo:

Vantagens:

  • Fácil manutenção: Quando se trabalha com design responsivo, normalmente se projetam as páginas para “x” tamanhos então fica muito mais fácil fazer uma definição para um tamanho específico de tela.
  • Compatibilidade: Independentemente do tamanho da tela, dispositivo ou navegador o site é otimizado para essas variáveis.
  • Estrutura única: Seu site terá uma estrutura única e dependerá basicamente das media queries para se adaptar ao tamanho da tela

Desvantagens

  • Um pouco mais lento – como seu site estará pronto para qualquer situação, ele com certeza ficará um pouco mais lento por conta de ter mais códigos e mais recursos iniciais.
  • Não é totalmente focado nas necessidades do usuário – Vale lembrar que um site responsivo está preparado para todas as situações, porém não é otimizado para isso.  Por exemplo, se você pretende divulgar um conteúdo específico com funcionalidades focadas no usuário, com certeza o design responsivo não é o mais indicado.

Já o blog Midiatismo, diz que o site responsivo também ajuda bastante na parte de SEO e faz com que os buscadores entendam que cada abertura feita dos links nos dispositivos pertencem ao mesmo site e não cópias de conteúdo de outros sites.

Complexo, não é? Mas nós comunicadores não precisamos saber fazer um site desses, mas conhecermos as novidades da área para orientarmos a confecção do novo site da empresa. Ou ao menos não comprarmos um “elefante branco”.

 

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
Já ouviu falar sobre site responsivo?

Comentários

6847