Importância do Marketing em Redes Sociais

O problema do Relações Públicas é o #mimimi
1 de agosto de 2013
RP não fala a linguagem de “negócios”
7 de agosto de 2013

Importância do Marketing em Redes Sociais

Você já pensou no enorme destaque de ações de marketing das empresas de hoje em dia nas redes sociais? Esse tipo de propaganda é tão fundamental que, para uma empresa ser considerada bem-sucedida, deve ter uma boa ação de publicidade nas redes sociais. Se considerarmos especificamente uma loja virtual, a relação com redes sociais deve ser mais intensa e aprofundada ainda. Isso se deve ao fato de, na internet, nós não podermos ir atrás de uma marca que não conhecemos, mas sim, a marca deverá conquistar espaço e chegar até os consumidores – ironicamente, no mundo físico, podemos, ao andar pelas ruas, esbarrar com uma loja nova, por acaso.

Desse modo, uma boa divulgação da marca nas redes sociais poderá se converter em:

  1. Maior visibilidade;
  2. Aumento de vendas;
  3. Mais receita.

Ou seja, quanto melhor for a propaganda, mais isso interferirá no aumento de vendas. Todas essas novas formas de criar campanhas de marketing só são possíveis graças à internet, pelo fato de a informação circular de modo mais horizontalizado, e o poder vai parar, mais ativamente, nas mãos do cliente final.

Como comparação, lembremos de como é, tradicionalmente, o anúncio feito em TVs, por exemplo. Ficávamos assistindo ao meio de comunicação e apenas algumas propagandas chegavam ao público, implicando que marcas pequenas ficassem com seu espaço de mercado mais limitado. A internet transformou radicalmente esse horizonte.

O usuário de internet detém o poder, inclusive, de formar opinião, com suas declarações, sejam positivas ou negativas, impactarem diretamente na relevância da marca na rede social. O cuidado dos setores de marketing das empresas deve ser redobrado, bem como os setores de relacionamento com o cliente.

Por outro lado, por mais que haja riscos, a empresa poupa investimento, porque pode utilizar as mais famosas redes sociais do mundo, totalmente gratuitas – como, por exemplo: Google +, Twitter, Orkut, Facebook, LikedIn, entre outras. 
Possivelmente a melhor forma de se aproximar do seu público-alvo, seja de forma orgânica, ou, em outras palavras, sem spam, pop up, ou outras ferramentas mais forçadas. Deixe o cliente ser seduzido e se chegar até você. Demora mais tempo, mas os resultados são muito mais interessantes, com um número de clientes fidelizado.

Assim, para pensar um bom perfil de redes sociais, o primeiro passo deve ser a resposta para a seguinte pergunta-chave: qual o objetivo dessas ações de marketing? Divulgação simples? Exposição de serviços? Informações? Espaço de diálogo e relacionamento com o público-alvo? Ao escolher uma alternativa, se definirá a abordagem e a atuação na rede social, facilitando o impacto positivo do perfil sobre a imagem da marca.

Para fortalecer a administração e alimentação do perfil, a empresa deverá dispor de, no mínimo, colaboradores para as seguintes funções:

  • Responsável por atualizar o perfil da empresa – com ofertas, lançamentos, promoções, notícias etc;
  • Dar respostas rápidas às dúvidas e solicitações do cliente; se houver muito tempo de espera, o consumidor irá para a concorrência;
  • Fazer pesquisas de mercado, acompanhando as novidades da concorrência, para elaborar novas estratégias de ação, mantendo a marca renovada e viva na mente do consumidor.

Um notório exemplo da importância das redes sociais para o crescimento de uma marca foi o da Starbucks, cafeteria dos EUA. Seus milhões de fãs e seguidores foram conquistados por meio de ações constantes, criativas e muito efetivas de aproximação e relacionamento com o cliente. Desse modo, a empresa se revelou muito perspicaz, ao combinar suas metas, com os desejos e escolhas de seu público-alvo. O sucesso foi avassalador, sendo a Starbucks uma das líderes mundiais do segmento de cafeterias.

Com todas as vantagens que a rede social oferece, todo empreendedor só tem a ganhar. Inclusive, com a possibilidade de segmentar seu público-alvo, buscando fidelizar aquele grupo de consumidores, que, pela rede social, fará campanhas de marketing muito orgânicas, por meio de opiniões e elogios em seus próprios perfis, o que manterá a marca cada vez mais viva e atuante.

Você faz uso de marketing em redes sociais em sua empresa? Conte-nos sua experiência!

Este texto é de autoria da SEO Master que mantém parceria com o #Blogrelacoes
Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
Importância do Marketing em Redes Sociais

Comentários

6905