O problema do Relações Públicas é o #mimimi

RPTV – a TV que fala sobre Relações Públicas
31 de julho de 2013
Importância do Marketing em Redes Sociais
2 de agosto de 2013

O problema do Relações Públicas é o #mimimi

Parece mais do mesmo, mas não é. Não estamos sozinhos, amigos Relações Públicas, nossas angústias sobre o mercado fraco, a dificuldade de contar o que fazemos, explicar sobre a atuação do RP e assim por diante, não é mérito exclusivo do Brasil! Mas nem por isso reclamar resolve as coisas.

Ontem li um “ponto de vista” no site da BBC de Londres que me fez remexer na cadeira a cada parágrafo que terminava. De autoria de Benjamin Webb, Managing Director da Deliberate PR, o artigo nos força a pensar, MUITO. Challenge accepted, óbvio, e fiquei com ele na cabeça a tarde inteira. Dividi com alguns amigos e entusiastas que partilham da mesma visão que eu sobre as RPs e principalmente que “O problema do Relações Públicas é a Relações Públicas”. Nós somos amadores ainda no que a nossa profissão demanda, somos amadores em vender o que fazemos, a culpa é, em grande parte, nossa. E reclamar não resolve nada!

O artigo (que vale ler e reler várias vezes) conta algumas coisas do mundo das RPs lá em Londres (UK), fala do quanto é engraçado ver uma profissão que trabalha com construção e manipulação de imagem, sofrendo uma crise de imagem. Algo interessante que aborda é o quanto as RPs foram destaque e importantes na era da comunicação direta com o consumidor (algo que ainda acho que estamos vivendo, em alguns setores, aqui no Brasil) e como isso minguou com o tempo. Traz um monte de filmes que abordam as RPs, destacam o profissional e seu trabalho, conta cases, etc, e como hoje, lá, RP é “um quase nada”.

Confesso que adorei conhecer como está o mercado de RP em Londres. Adorei saber que não é só por aqui que os profissionais sofrem pra explicar o que fazem e o benefício de seu trabalho para as empresas. Mas o que mais me incomodou no texto inteiro foi ver o quanto lá eles se movimentam, se juntam e trabalham todos em prol da causa, da área, sem #mimimi ou bairrismo. Eu não sei se tem associação de classe de RP no Reino Unido, mas ninguém fica esperando nada não, sai todo mundo pra fazer algo.

Pra colocar a pulga atrás da orelha e incentivar a pesquisa, eles lançaram lá o dia 27 de julho como “Dia Nacional da Valorização das Relações Públicas”. O lançamento foi dia 27 último. Sabe pq escolheram esta data? 1 ano da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres onde ações de RP dominaram o cenário! Vejam como o “declínio” da coisa aconteceu rápido e como a data é estratégica relembrando um evento que é trunfo das RPs.

Não preciso mais dizer que recomendo a leitura do artigo e a pesquisa sobre o “PR National Awareness Day”, ainda mais pra descobrir quais os casos que invadiram as redes no último ano e que foram efetivamente criados por RP!

E ai, o que a gente vai fazer aqui no Brasil pra melhorar a imagem das Relações Públicas?

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
O problema do Relações Públicas é o #mimimi

Comentários

6893