A ação colaborativa e o empenho das pessoas em prol do próximo

Expectativa Vs. Realidade
Gestão de Expectativas
10 de outubro de 2013
Outubro Rosa com vista aérea
17 de outubro de 2013

A ação colaborativa e o empenho das pessoas em prol do próximo

O tema central da minha coluna aqui no Blog Relações é comunicação colaborativa, vou falar de dois exemplos recentes envolvendo os usuários, as redes e gestos que ajudaram pessoas desconhecidas e necessitadas.

O primeiro foram as várias ações realizadas no inverno em cidades do nosso país, não só com a distribuição de sopa para os sem-teto, mas com a novidade do “guarda-roupa a céu aberto”. A ideia começou em Curitiba-PR e se espalhou pelo Brasil todo através das redes sociais. As pessoas deixaram roupas, cachecóis, meias e até cobertores em praças públicas para que as pessoas pegassem o que precisavam.

 

O segundo foi o SOS Taquarituba, uma ação que me tocou pessoalmente pois além de ter morado 16 anos na cidade, tenho vó, tios, primos, primas, padrinhos e muitos amigos. Para quem não sabe, parte da cidade foi devastada por um vendaval no mês passado e muitos ficaram sem casa, alimentos, roupas, empresas, trabalhos entre outros estragos.

Uma das páginas criadas por voluntários foi uma página homônima ao apelo SOS Taquarituba que começou a centralizar pedidos de doações e informações não oficiais sobre a situação da cidade, antes mesmo da Prefeitura Municipal de Taquarituba.

 

Através desta página e da publicação de moradores, ex-moradores de Taquarituba, divulgação em jornais nacionais e regionais, a campanha SOS Taquarituba foi tomando vulto e crescendo cada vez mais. Botucatu foi uma das cidades cujos moradores doaram mais de 27 toneladas de alimentos, roupas e material de construção. A mobilização aconteceu não só pela população de cidades vizinhas como Avaré, Itai, mas também de Araraquara (minha cidade) e do Brasil todo.

Isso só mostrou que juntos podemos mais que uma pessoa só e a empatia pela causa social é independente de onde a pessoa mora e se conhece algum dos envolvidos. O Pedro Prochno mesmo, da equipe de colaboradores deste blog, na época da tragédia de Santa Maria deslocou-se de São Paulo a Porto Alegre, mais de uma vez e ajudou como pode.

O coração e a boa vontade são grandes, mas com as redes ficou maior ainda. Que bom, não acha?

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
Acompanhe:
A ação colaborativa e o empenho das pessoas em prol do próximo

Comentários

7147