Manual básico para Networking

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Manual básico para Networking

Quem é Relações Públicas formado ou já está na faculdade e bastante antenado deve ter percebido que o networking é uma “ferramenta” básica em nossa profissão. Criar e manter relacionamentos com pessoas é algo poderosíssimo e só traz benefícios, desde que bem gerenciado. Nos últimos dias recebi contato de algumas pessoas que me fizeram ver que as vezes falta um pouco de “noção” do que é isso e como funciona, por isso resolvi escrever este post.

Networking é criar e manter redes de contato (basicamente). É conhecer pessoas e saber aciona-las em ocasiões específicas em que você precise. É também ajudá-las, reconhecer conquistas, lembrar de datas especiais (aniversários), enviar materiais que são interessantes. Networking não é simplesmente pegar o cartão de visita de alguém e ligar quando você precisa, pelo contrário. Networking é criar algum tipo de vínculo (pessoal, profissional, de cordialidade, superficial) enfim, é cuidar da relação que você manteve com a pessoa.

Uma das pessoas que me contatou pedia para ser indicada para vagas de trabalho. Citava a ocasião que havíamos nos conhecido (em uma palestra que ministrei) e nunca tivemos nenhum tipo de contato. Fiquei super receoso em indicar, claro, não conheço a pessoa para me sentir confortável em fazer uma indicação. Você pode estar pensando que isso é arrogância de minha parte. Pode até ser, mas eu estou pensando no networking. Imagine que, sem conhecer a pessoa, a indico para um amigo meu em uma empresa. Ela é contratada e não trabalha bem, não tem comprometimento. Ao indicar, dei minha “assinatura” de que a pessoa é boa, o que se provou equivocado. Meu networking, pode sair desgastado.

Relações de negócios, principalmente, são bastante ancoradas em troca de informações, conhecimento, eventos interessantes, indicação de cursos e até mesmo de pessoas; sempre de forma pessoal e não maciça (email com 300 pessoas no BCC). Networking não necessariamente significa fazer amigos, mas amigos podem integrar o seu networking, claro.

Criei a lista abaixo com alguns passos básicos para criar e manter redes de contato. Se você tem mais alguma dica, por favor deixe nos comentários!

  1. Ao conhecer uma pessoa, se apresente, diga seu nome: “Olá, sou o Pedro Prochno, muito prazer”.
  2. Se tiver, entregue seu cartão de visita e tente receber um da pessoa (veja os da moo.com superlegais)
  3. Mais do que contar dos seus objetivos ou projetos, mostre interesse pelas histórias das pessoas
  4. Não deixe o papo morrer. Chame a atenção, converse sobre o evento, por exemplo, mas sem falar baboseiras
  5. Siga a pessoa em redes sociais abertas (twitter) e veja os assuntos que ela comenta e interaja
  6. Se você quer arriscar adicionar a pessoa no Facebook ou LinkedIn, escreva uma breve mensagem falando quem é e onde se conheceram (DICA DE OURO)
  7. Seja relevante; troque conhecimento, ofereça conhecimento e zele pela qualidade
  8. Após conhecer a pessoa, sempre vale, no dia seguinte, mandar um e-mail, agradecer a conversa e deixar o canal aberto para troca de informações
  9. Tenha conteúdo para oferecer. Não queria simplesmente se aproveitar das pessoas ou você será rejeitado.
  10. Saiba falar de outros assuntos além daqueles inerentes à sua profissão :-S
  11. Retome contatos antigos, com colegas ou pessoas que não vê faz tempo
  12. JAMAIS procure uma pessoa para falar mal de pessoas ou do local em que trabalha (quando estiver procurando um novo emprego)
  13. Saiba identificar a hora de parar, perceba se a pessoa tem que atender mais gente ou quer “fugir de você”. Não force a barra
  14. Lembre-se de que Networking é uma “via de mão dupla”: Ajude e respeite para ser ajudado e respeitado

O que você achou das dicas?

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
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