Agregando valor…a que mesmo? O Rei do Camarote e as marcas

João Ciaco, da FIAT, lança livro “A Inovação em Discursos Publicitários – comunicação, semiótica e marketing”
1 de novembro de 2013
Marcas estão sempre em movimento
5 de novembro de 2013

Agregando valor…a que mesmo? O Rei do Camarote e as marcas

A última sensação da internet foi a entrevista que o suposto empresário Alexander de Almeida deu para a revista Veja SP contando de suas peripécias na balada, onde afirma gastar de R$ 5 a R$ 50 mil.

O conteúdo da entrevista é tão absurdo e surreal que muitas marcas resolveram pegar carona na situação e comentar em suas páginas de redes sociais, satirizando suas frases.

Algumas das marcas que publicaram em seus domínios de rede social:

Twitter Ponto Frio

Twitter WalMart

Twitter Itaú

Post de Axe no Facebook

Post do Posto Ale no Facebook

Post de Halls no Facebook

Post de Bis no Facebook

Post de Kit Kat no Facebook

Os mais criativos também aproveitaram para criar os famosos gifs, as paródias, as montagens. E por aí vai até as próximas horas ou até o próximo meme estourar.

Mas, a minha reflexão é a seguinte: a marca pegar carona em tais situações, #AGREGAVALOR?

Na minha opinião, sim, desde que a situação tenha correlação com a marca, tenha algum componente que instigue as pessoas a compartilhar o conteúdo, se envolver, passar adiante, comentar. Em outras palavras, que as pessoas falem da sua marca e da ousadia/sacada/insight que esta teve em relação a uma situação super comentada do cotidiano.

Nos exemplos que eu dei acima, todas as marcas foram certeiras em relação à situação. Só é preciso tomar cuidado para não sacrificar a marca em favor de um meme da internet. Afinal, memes aparecem todos os dias!

 

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Agregando valor…a que mesmo? O Rei do Camarote e as marcas

Comentários

7218