[jwt] 10 tendências para 2014

Que papelão eim @conrerp2?? #CONRERP2FAIL
6 de dezembro de 2013
O dia que São Francisco se transformou em Gotham City
11 de dezembro de 2013

[jwt] 10 tendências para 2014

Chega o fim de ano e é hora de começar a olhar para o que vem por ai. Os planos para 2014 (muitos dos “afazeres” de comunicação) já estão feitos, mas eles levam em conta um olhar do todo, de como as pessoas e o mundo estão se movimentando?

A JWT, uma empresa internacional de pesquisa de tendências e comportamento, publicou o seu nono estudo anual sobre tendências para o ano seguinte. Abaixo você pode acompanhar cada um deles, sua tradução ao português e como isso pode impactar o nosso trabalho como Relações Públicas.

[slideshare id=28886923&doc=fjwt10trendsfor2014andbeyondexecutivesummary-131204092001-phpapp02]

 

  1. Experiências da Marca | Entretenimento, narrativas e experiências da marca se tornam mais importantes e relevantes para chamar a atenção e fidelizar clientes. Tua marca mantém isso em mente? Temos marcas surgindo o tempo todo e oferecer experiências únicas é o que vai as diferenciar.
  2. Você fala visualmente? | Pois é, em era de Pinterest e Instagram, quem fala visual consegue mais atenção. Isso prova-se verdadeiro também para o Facebook. Fotos e vídeos estarão cada vez mais em alta.
  3. A era da impaciência | Não atoa, não é mesmo? Tudo é rápido, quase que instantâneo. Esperar é difícil e quase uma tortura para muitas pessoas. Quanto mais jovens, pior. Precisamos estar preparados para lidar com este imediatismo, principalmente com consumidores infelizes.
  4. Mobilidade como chave para oportunidade | Em países emergentes (e sim nós, Brasil, ainda estamos nessa) a mobilidade se prova, cada vez mais, como chave e uma via para conhecimento, negócios, bancarização, educação e saúde.
  5. Tecnologia telepática | Os estudos do cérebro se intensificam e cada vez mais viram algo comum. Reconhecimento de emoções estão cada vez mais sendo usados por marcas para se comunicar e dirigir comunicação para seus públicos.
  6. O fim do anonimato | Pois é, ficar de fora de redes sociais não garante mais o anonimato. Tudo o que fazemos é monitorado e catalogado; é o BigData. Veremos um crescimento na paranóia e cuidado com serviços e empresas que pouco zelam pelos dados do consumidor. Respeito pelo consumidor, na minha visão é algo que precisamos evoluir muito.
  7. Repensando a tecnologia | Gadgets e tecnologias se tornaram tão comuns e presentes no nosso dia a dia que passaremos a repensar e questionar isso. Valorizaremos mais coisas “humanas” enquanto nos readequamos à presença da tecnologia.
  8. Remodelando as tradições | As normas sociais tem sido postas à prova e questionadas constantemente. Com isso veremos cada vez mais este processo acontecendo e cada vez mais “regras e entendimentos pessoais” surgindo. Particularmente este é o maior ponto de atenção que vejo pois podemos caminhar para algo bom ou extremamente ruim, com pessoas achando que extremos são a solução. “Xiitas” podem tomar força.
  9. Orgulhosamente imperfeito |  Isso já vinha acontecendo, a beleza da imperfeição. Os “padrões” de beleza, qualidade e do que é certo serão cada vez mais questionados e postos à prova. Vemos marcas indo nesta direção como tentativa de mostrar proximidade ao dia a dia dos consumidores e presença em suas vidas.
  10. Vivendo ao extremo | Interpretei como uma tendência ao desacelerar, ao repensar o “work hard” e “só o trabalho enobrece”. Pessoas darão cada vez mais valor ao viver intensamente o hoje, aproveitando cada momento de vida. Pra mim isso se prova muito verdadeiro no Brasil, com diversos comportamentos que podemos observar.

Boas reflexões para 2014 😉

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
[jwt] 10 tendências para 2014

Comentários

7308