Que papelão eim @conrerp2?? #CONRERP2FAIL

Até o Superman evoluiu sua marca
5 de dezembro de 2013
[jwt] 10 tendências para 2014
10 de dezembro de 2013

Que papelão eim @conrerp2?? #CONRERP2FAIL

Eu e você, colega RP, já tivemos algum desgosto com o nosso conselho regional ou com o Federal, certo? Se você nunca teve, calma, vou te dar um motivo para ter seu primeiro desgosto com eles, nas linhas que se seguem.

Sempre defendi e continuo defendendo, que todo profissional tem que se registrar. É a Lei, começa por ai. Sempre que tenho a oportunidade falo da importância, para qualquer profissão, de ter um conselho de classe forte e atuante. A OAB é um exemplo, o CRM (medicina) outro, CRO (odontologia), CREA (engenharia, etc)…. Com as RPs não é diferente, e para isso nós precisamos de verba e por ai vai.

Eu me registrei em 2010 (dois anos depois de me formar). Me registrei pelo simples fato de que queria reclamar deles e achei coerente me registrar (cumprir com a minha obrigação) para poder cobrá-los das obrigações deles. Sempre questionei o lance da “carteirinha” de RP que eu tenho. Pra mim ela serve APENAS pra uma coisa: Viajar de avião. E eu já postei trocentas fotos e posts sobre isso nas redes sociais. Sempre que vou pegar um avião, tá lá a cutucada nos nossos amiguinhos do CONRERP.

Algum tempo atrás eu fiz uma denúncia de uso indevido do nome RP por uma pessoa. Ontem recebi a resposta do conselho e ai tive um baita desgosto, veja se você concorda comigo:

 

É pra querer morrer com farinha né? Pois é: Eu não sou RP não…. Essa é a posição “oficial” do Conselho Regional de Relações Públicas 2ª Região (SP/PR). Depois de quase cair pra trás da cadeira e de ter certeza de que o coração tá em dia, resolvi pegar o telefone e fazer uso do 0800 167 853. Liguei e falei com o mesmo Sr. Eraldo “Masfskhkgkagshdrlhslksh” Guerra que me respondeu o e-mail assinado pela Prof. Sidinéia.

Como todo consumidor e defensor de uma marca que se sentiu “traído”, fui um tanto quanto ríspido no papo com ele. Mas qual não foi a minha surpresa com a deselegância do colega (que nem RP sei se é). Primeiro ele disse que a culpa do problema era minha pq eu enviei o e-mail como Pedro Prochno e meu nome completo é Pedro PACCE Prochno. Depois disse que ele não estava lá pra escutar “desaforo” e me passou para a Presidente do CONRERP2, Sidinéia Gomes Freitas.

A Presidente depois de me escutar reconheceu o erro, lamentou as pitangas de que o conselho tá pior do que o Eike Batista, mimi cócó e por ai vai. Nesse momento me deu vontade de mandar por teletransporte a imagem abaixo.

Pois é coleguinas do CONRERP. Olha lá: ANUIDADE 2013!!!!

Mais do que isso. Eu coloco o número do meu registro no meu cartão de visita. Sou RP e mostro pra todo mundo:

Conrerp: Lembrar de mandar a cobrança todos os anos vocês lembram, mas olhar as fichas dos registrados???? Pior do que isso. Não sei se eu entendi direito da conversa mas parece que por lá não tem nem um EXCELZÃO com o nome da galera registrada. É tudo na base da ficha. E como meu nome é comprido e devem ter uns 348.562.034.956 Pedros registrados, foi muito difícil ler cada uma das fichas.

Bom fosse se a história parasse por aqui, né? Mas tem mais.

Sai alegre e contente, depois de dar aquela desabafada com a Sidinéia no telefone, pois isso, pra mim, é um desserviço que o conselho me prestou, (Queima filme, mancha reputação, chama crise, atestado de incompetência and so on…) e fui para o evento da Abracom sobre Reputação (muito bom por sinal, ia ser o tema do post de hoje mas por motivos de que você tá lendo isso aqui, o post da Abracom fica pra semana que vem). Lá chegando fui dar aquela olhada BÁSICA nos e-mails e, qual não foi a minha surpresa quando vejo isso aqui:

O Jurídico do CONRERP2, copiando a patota toda de lá e dizendo que minha ficha está errada desde que eu me registrei. Escreveram meu nome todo em MAIÚSCULAS e isso fez ele não ser encontrado. Pertinente, claro, pois maiúsculas e minúsculas fazem parte de alfabetos diferentes.

Mais do que isso, se você não reparou, volte ali em cima e veja a parte marcada em vermelho: EU TENHO CARTA BRANCA PRA DENEGRIR O CONRERP!!!!!! Gente, tudo de bom nessa vida! Tipo masoquista, “me bate que eu gosto”. Mega exemplo de gestão de crise!!!!!!!

Em fim…. Estamos aqui. Eu me sentindo a mulher traída da relação e querendo, pra variar, deixar umas dicas pro CONRERP2

Antes, não, eu não vou dar baixa no registro. SIM, continuo achando e defendendo que todo mundo deve se registrar. Precisamos disso e de mais cobrança por resultado para sermos uma classe forte e sólida.

Vamos aos ensinamentos que eu tiro dessa história toda (pq sempre a gente tem que aprender alguma coisa com as situações que encara):

  • CONRERP: Coloque um profissional que saiba lidar com gente para atender o telefone e responder e-mail. Que saiba lidar com gente feliz, triste, bem humorada, mal humorada, registrado, não registrado….
  • Faça uma listinha dos registrados no EXCEL (vem no pacote office). É mais fácil do que ficar olhando ficha física
  • Aprenda a usar o ctrl+f do Excel pra procurar palavras ou trechos delas. Procurar por “Prochno” ia levar ao meu registro
  • Não quer o Excel? Antes de dizer pra alguém que ele não tá registrado, pergunta o número do registro dele. Evita mal entendido… Via de mão dupla, saca?

Bem. Ai embaixo tá a foto do meu registro. Tenho muito orgulho dele. Gosto muito da profissão que escolhi. Faço e farei de tudo para defendê-la e fazê-la crescer. Tem hora que temos que elogiar e tem horas que temos que puxar a orelha do CONRERP. Mas eu estou aqui, e sempre me coloquei a disposição deles (e não só do CONRERP2, mas de TODOS!!!!!) para divulgar aqui no #Blogrelacoes as iniciativas deles e notícias relevantes. Ninguem nunca me procurou, uma pena.

Pronto tá ai o primeiro motivo pra você ter desgosto com o CONRERP2 (se você se envolveu com a história).

Pra não perder a oportunidade. Se você também achou o maior papelão esse lance do CONRERP2, abre seu twitter ou Facebook e coloca lá assim: “Que papelão eim @conrerp2 ??? #CONRERP2FAIL” e manda. Só pela diversão mesmo. E bola pra frente, pq a gente tem muito mercado pra conquistar em 2014!

 

Forte abraço,

Pedro Prochno, RP de carteirinha!
@prochno
pedro@blogrp.todomundorp.com.br

 

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Que papelão eim @conrerp2?? #CONRERP2FAIL

Comentários

7271