Um retuíte por um café da manhã? Exagero da opinião pública?

Aplicativos que todo Relações Públicas deveria ter
12 de dezembro de 2013
Foi brincar, é isso que dá!
20 de dezembro de 2013

Um retuíte por um café da manhã? Exagero da opinião pública?

Criança, futebol, religião, questões de raça, cor e sexo são temas pra lá de delicados na vida off. Imagina então na vida online que tem a potencialização da viralidade e de gerar comentários de qualquer pessoa?

Foi exatamente por isso que a Kellogg´s Reino Unido sofreu retaliações dos públicos com a sua ação (veja aqui o vídeo no Youtube) em que prometia doar café da manhã a crianças carentes em troca de retuítes. Falar de responsabilidade social e se exibir, incomoda. Falar de crianças junto então, nem se fale.

Infelizmente, a ação – que tinha lá sua parcela de boa vontade – gerou uma repercussão negativa tão grande que a marca se viu obrigada a apagar o post no Twitter original e a pedir desculpas (posts extraídos da Exame) aos seus seguidores e aos influenciadores e opinião pública de forma geral:

  • “Gostaríamos de pedir desculpas sinceras pelo nosso desagradável tuíte ontem. Aceitamos total responsabilidade por qualquer ofensa que tenhamos causado”, afirmou a empresa em um dos posts.
  • “Queremos pedir desculpas pelo tuíte recente, uma má escolha de palavras. Foi apagado. Nós financiamos cafés-da-manhã escolares em áreas vulneráveis”, complementou numa segunda mensagem.

Particularmente, achei exacerbada a reação da opinião pública diante do caso. O que é que tem pedir visibilidade para uma ação bacana? Para uma campanha que quer que as crianças tomem café da manhã. Afinal, não seria a principal refeição do dia?

Seria essa uma campanha de RP em que o tiro saiu pela culatra?

O que vcs acham? Gostaria de ouvir opiniões dos leitores!

 

 

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Um retuíte por um café da manhã? Exagero da opinião pública?

Comentários

7343