Forever 21 de malas prontas para o Brasil

10 coisas que o Facebook nos ensinou sobre Relações Públicas
7 de março de 2014
Grandes empresas como Itaú, Pfizer, Vale e Unilever presentes no 14° MIX Aberje
13 de março de 2014

Forever 21 de malas prontas para o Brasil

Para as fashionistas de plantão, para os curiosos e também para os RPs, a Forever 21, oficialmente chegou de malas prontas ao Brasil, a primeira loja da marca abre as portas no dia 15/03, em São Paulo.

E por que escolhi falar sobre isso? Depois de ler a entrevista da RP global da marca no blog Pesticos, tive certeza que essa era a pauta para o post.

Afinal, poderia ser mais uma marca, mais uma loja, assim foi a Gap, Kate Spade e muitas outras que chegaram (e muitas que chegarão) causando alvoroço. Mas sabe o que notei de diferente? A estratégia da Forever 21, está alinhada ao posicionamento dela trend-savvy, traduzindo, opções bacanas com um preço acessível.

Mesmo com tantas barreiras e custos absurdos para abrir uma operação no Brasil, a marca manteve sua promessa, olha só o que a RP global da marca falou ao blog Pesticos:

“Não teríamos entrado no mercado brasileiro se não pudéssemos proporcionar preços equivalentes aos dos EUA. É a coisa mais importante para nós. Nunca vamos entrar num país e chocar nossos fãs. Sim, ele são um pouco mais altos aqui, mas incluem taxas. Há alguma diferença, mas é pouca, e nós não vamos aumentá-los mais, isso é uma certeza”, Kristen Strickler

Fonte: blog Pestiscos

Em vários dos meus posts, escrevi que marca se constrói de dentro para fora e e olha só o que a RP falou na mesma entrevista:

“Fazemos tudo o que podemos para chegar a esses valores. Todo mundo economiza na empresa, inclusive, voamos de classe econômica. Até o Mr. Chang voa de classe econômica se não tiver milhas suficientes”.

Fonte: blog Pestiscos

Regras básicas para construção de marca: posicionamento definido, engajamento interno, engajamento externo e oferta que agrada, fórmula certeira, fácil? Nem tanto, se não,  teríamos somente marcas amadas.

No caso da Forever 21, a promessa é entregue (na maioria dos países em que está presente) e não é de qualquer forma, não é por que tem um preço acessível que a marca se posiciona com uma linguagem simplista, separei algumas imagens para vocês verem elementos que fortalecem uma marca do ponto de vista de branding.

 

Tom de voz – sim, a forma que a marca fala, como se comunica verbalmente, no caso deles, de um jeito bem próximo.

Fonte imagem: Exame online

 

Espaço- a loja é o principal ponto de contato da marca e é nesse ambiente que o impacto deve ser positivo, por isso, cores padrozinadas, diposição dos elementos, iluminação, atendimento, escolha correta das coleções, etc.

Fonte imagem Veja SP

 

Comunicação – todo ponto de contato, vale ponto e num mundo cheio de informações e SPAM, a marca sabe usar os espaços para se comunicar de forma atraente

Email marketing

Site em português

Facebook - Página oficial

Instagram oficial

 

Visibilidade- Já dizia o CEO do Amazon que “marca é o que dizem de você quando não está presente”, nas redes sociais esse foi o tema do dia e como compartilhamento e curtir de amigos são isentos de investimento (entenda, conteúdo pago) a Forever 21 está conseguindo sua visibilidade

Post Facebook Exame - mais de 1000 compartilhamentos

Post Facebook Moda It – 559 curtiram                       (até a hora que eu vi)

 

Bom, agora é esperar para ver se no Brasil a marca vai seguir sendo exemplo em suas práticas e construindo uma marca atraente como é em várias partes do mundo.

 

Até o próximo post e se alguém for conferir o lançamento, comenta aqui como foi 😉

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
Acompanhe:
Forever 21 de malas prontas para o Brasil

Comentários

7587