Na onda do WhatsApp corporativo

Relato pós-evento: o que Davos trouxe para nós RPs tropicais?
17 de março de 2014
A linha – que não existe – entre o marketing e a comunicação
20 de março de 2014

Na onda do WhatsApp corporativo

Depois da febre do comunicador instantâneo WhatsApp entre as pessoas comuns e entre equipes, times, grupos, é hora das organizações começarem a se apropriar da ferramenta.

A Folha de SP virou notícia em diversos veículos depois de anunciar a abertura do canal ao leitor. Para se comunicar com a Folha via WhatsApp, o leitor tem que adicionar o número (11) 99490-1649. Pode mandar imagens, texto e áudio para a redação. E reclamação, pode? Na comunicação feita pelo jornal, nada disso era mencionado.

Outra marca que aderiu à ferramenta foi Sonho de Valsa. No dia dos namorados, resolveram fazer um “Plantão do Amor” e também atenderam os casais que pediram dicas para celebrar a data via WhatsApp.

A operadora Claro também idealizou uma ação envolvendo o comunicador: a Sogra, personagem das campanhas da Claro sobre Internet Compartilhada, é conhecida como Dona Teca e é mãe da Fernanda Lima e sogra do Rodrigo Hilbert. A Sogra responde às perguntas, em horário comercial, que forem enviadas ao número (11) 99100-1052.

E para não ficarmos restritos apenas às grandes empresas, o Uberlândia Shopping também lançou um projeto piloto de um mês (17/03 a 17/04) envolvendo o WhatsApp: enviando mensagem para (34) 9816-9933, o cliente pode ser atendido por uma equipe preparada para a função.

A criatividade e o céu são os limites. Resta saber se as empresas terão fôlego para a quantidade de mensagens que os usuários irão gerar via WhatsApp…

E você, conhece alguma ação envolvendo WhatsApp e empresas?

 

 

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Na onda do WhatsApp corporativo

Comentários

7675